Blog do Pedro Hauck: Abril 2016

4 de abril de 2016

Escalada no Costão da Lagoa, Florianópolis

O costão da Lagoa é sem dúvida um dos locais mais belos que já escalei no Sul do Brasil. Recomendo a todos que estiverem de passagem a Florianópolis. Estive lá neste final de semana na companhia da Maria, do Anselmo e da Jana e provamos algumas vias.

O setor foi inaugurado em 2006, na ocasião de uma Abertura de temporada. Mesmo passado 10 anos, as chapas ainda estão em boas condições, ainda que demonstrem alguma oxidação devido a maresia. O acesso é o único ponto mais crítico. Como não é um local muito frequentado, encontramos a trilha bastante fechada e nos perdemos. Até aí tudo bem, o problema são os gravatás, uma bromélia cheia de espinhos que é muito comum e machuca bastante.

Os arranhões com os gravatás compensam. São 3 setores, visitamos apenas um e foi excelente. A escalada é linda. As vias são bem trabalhadas e divertidas. A dificuldade é bem variada, mas há mais vias fáceis que difíceis. A única coisa que é preciso estar atento é que algumas vias são mistas, ou seja, é preciso levar um set de móveis, tamanho médio é o que predomina.