Blog do Pedro Hauck: Fevereiro 2016

14 de fevereiro de 2016

Escalando as 5 montanhas mais altas dos Andes e definindo novo projeto.

Ao finalizar minha ultima expedição na região da Corona Del Inca, em La Rioja, Argentina contactei o historiador de montanha Rodrigo Granzotto Perón. O Rodrigo é quase como uma “Miss Hawley” do Brasil. Ele coleta informações e faz estatísticas de ascensões nas grandes montanhas do mundo e faz um trabalho muito interessante registrando ascensões brasileiras nos Andes.

Com o Rodrigo descobri que das 3 montanhas que escalei com o Vinicius Vieira, Paula Kapp e Greissy Caminski na Argentina, duas eram inéditas para brasileiros, O Cerro Baboso, de 6080 metros e o Bonete Chico, que com 6779 metros é a quarta montanha mais alta dos Andes e também nunca havia recebido um montanhista tupiniquim em seu topo.

Acabamos por escalar a montanha mais alta dos Andes em ascensões brasileiras.

Não que esteja me gabando pelo feito. É apenas uma estatística, uma consequência de minha dedicação ao montanhismo, de dar preferência a montanhas remotas e desconhecidas em detrimento das famosas e super frequentadas. 

Descobri também que é a segunda vez que realizo tal proeza, já que em 2013, quando escalei o Pissis junto com Waldemar Niclevicz também escalamos a montanha mais alta dos Andes que também era inédita a brasileiros e que ao longo de meus 18 anos de montanhismo fiz 17 montanhas de 6 mil metros inéditas a montanhistas de meu país.

Também acabei de me tornar o primeiro brasileiro a escalar as 5 montanhas mais alta dos Andes: 

1) Aconcagua – 6962m. Escalei em 2002 junto com Maximo Kausch, sem mulas, sem guias e sem juízo.
Aconcagua em 2002 com Maximo Kausch

2) Ojos del Salado,6883m. Fiz cumes duas vezes, a primeira em 2013 com Waldemar Niclevicz e a segunda guiando um grupo pelo GentedeMontanha.
Ojos del Salado em 2013 com Waldemar Niclevicz

3) Pissis, 6793m. Cume em 2013 com Waldemar Niclevicz
Pissis com Waldemar Niclevicz em 2013.
4) Bonete Chico, 6779m. Cume em 2016 com Vinicius Vieira, Paula Kapp e Greissy Caminski. 
Bonete Chico com Greissy Caminiski, Vinicius Vieira e Paula Kapp.

5) Três Cruces Sur, 6749m. Cume em 2013 com Waldemar Niclevicz.
Três Cruces com Waldemar Niclevicz.

Agradeço enormemente aos meus parceiros de montanha que possibilitaram eu conseguir estas montanhas principalmente Waldemar Niclevicz e Maximo Kausch.

Aproveito para divulgar que meu próximo projeto é escalar as 10 montanhas mais altas dos Andes. Um projeto que foi realizado por poucas pessoas e que estou muito próximo de concluir.

1) Aconcagua - Já realizado
2) Ojos del Salado - Já realizado
3) Pissis - Já realizado
4) Bonete Chico - Já realizado
5) Tres Cruces Sur - Já realizado
6) Huascarán Sur 
7) Llullaillaco - Já realizado
8) Mercedário - Já realizado
9) Walther Penck 
10) Huascarán Norte

A lista que sigo é a que foi gerado pela pesquisa de Maximo Kausch e de Suzie Imber que foi obtida através de pesquisa com dados SRTM. A lista está disponível aqui.