Blog do Pedro Hauck: Chegada ao Huayna Potosi e aulas no curso de gelo

30 de julho de 2015

Chegada ao Huayna Potosi e aulas no curso de gelo

:: Ver a postagem anterior

Chegamos ao Refúgio Huayna Potosi, localizado na base da montanha há 4700 metros. Este belo e confortável refúgio será nossa casa durante os dias do curso de escalada em Gelo e Alta Montanha pela agencia GenteDeMontanha, na qual trabalho.

Somos um grupo grande, com 20 pessoas. 2 pessoas chegarão nos próximos dias para realizar uma aclimatação para escalar o Illimani que é a segunda montanha mais alta da Bolívia e que fica aqui perto.

Chegar nesta altitude requer sempre cautela. O lugar é muito bonito, mas é bom "evitar a fadiga", por conta da altitude. Eu sempre falo de altitude aqui no Blog, acho que pouco dão bola pra isso, mas estas 20 pessoas que estão comigo estão aprendendo na pele o significado de ALTITUDE.

Poucos destes 20 não tiveram problemas. O Billy vomitou, aliás o Billy vomitou todos os dias que ganhou altura: No dia em que chegou a La Paz, no dia que foi pro Chacaltaya e também no dia que chegou aqui no Refúgio, ele marca território. Fora isso muita gente com dor de cabeça, sem apetite etc. Pra quem entende, a saturação média de quando a gente chegou ao refúgio foi de 80%, número que se elevou para 90% após o primeiro dia e muita hidratação.

Falando em hidratação, nosso principal exercício é beber água. A meta são 4 litros por dia. É beber ou morrer ou descer. Não há papo com a altitude, exceto por mim. Não sei porquê eu me adapto muito bem. Minha saturação era de 94%. Será que há uma memória de aclimatação no organismo?

Se a regra era evitar a fadiga, aproveitamos para ensinar. Os temas iniciais foram geologia e geomorfologia de montanhas. Estando num lugar como esse, falar de coisas abstratas fica muito didática. O Huayna é uma montanha composta de granitos muito falhados. Há muitas formas de ambientes glaciares e periglaciares. Demos aula também de História do Montanhismo, Climatologia e obviamente dos equipamentos e técnicas de escalada em gelo. A prática fazemos num glaciar aqui perto, o Glaciar Huayna Potosi.
Caminho ao glaciar do Huayna Potosi.


Glaciar do Huayna Potosi, onde são ministradas as aulas práticas do curso de escalada em gelo.

Aulas no glaciar

Interior de uma greta no gelo

Testando o atrito do gelo sem crampons

Aulas no glaciar
:: Continua...

Um comentário:

italo batista disse...

Relembrando os momentos vividos no ano passado, quando estive aí em novembro.... tinha bem menos neve no glaciar e o clima estava muito fechado no dia da chegada... a noite no campo base, deu uma nevada e o frio tava de rachar... o tormento foi ter q ir ao banheiro de tanta agua q eu tava bebendo e pegar a neve eo frio la fora...!!