Blog do Pedro Hauck: Setembro 2013

28 de setembro de 2013

Aniversário com os amigos

É estranho passar dos trinta. Mais estranho é perceber isso depois que você já passou dessa idade, como foi o que aconteceu comigo. O pior é que foi apenas eu sacar que o tempo tá passando sem parar pra que começasse a aparecer, de maneira cruel, os efeitos do RG antigo.

Há coisas no entanto que não mudam com o passar do tempo, parecem só piorar, pra melhor e foi nesse sentido que no dia do meu aniversário resolvi aproveitar o sol entre as nuvens e fazer o que há de melhor nessa vida: Escalar!

E foi pro setor 3 que eu fui, na companhia de um velho montanhista, velho na experiência e jovem na idade como eu. Rafael Wojcik, curitibano que já conquistou vias de escalada nos principais points de escalada do Brasil, como Bauzinho, Salinas, Babilônia entre outros. Apesar dos mais de 18 anos de montanha, ele ainda não conhecia o melhor setor de escalada de São Luis que tive o prazer de o apresentar.

Escalamos 6 vias clássicas, o que é bastante por se tratar de vias em móvel e bem trabalhadas. Além do Rafael e dos friends, outros amigos passaram por lá, o Dino e a Lhama.

E depois de tudo isso, com o corpo dolorido por ter malhado um dia antes na academia do Divo, voltamos velozes para Curitiba, pois a noite ia rolar pizza e vinho na casa do Vitamina que foi pra onde fomos. Lá encontramos outros amigos e até bolo e direito para "apagar a velinha" eu tive. Calma, todo mundo sobreviveu, mesmo sendo todos muitos mais velhos do que eu.

O Dino e a Lhama

Rafael Wojcik na Variante Brasilia.

Via das Abelhas

Friends.... (na Madre Teresa).

Rafael e eu na parada da Diedro de Isys.

Finalizando a Amarelo Uol.

Mais friends se segurando, desta vez na Robin.

Moisés, Rafael, Hilton e Arlindo Toso.

Frida, Vita e Julio

Vita e Fiori.

17 de setembro de 2013

Cursos e mais cursos

Recentemente estive em São Paulo para ministrar o 16o curso de escalada da Climbing, GenteDeMontanha com apoio do AltaMontanha.com.

É com grande satisfação que reconheço que nosso curso tenha chegado onde chegou e não foi por acaso. Ele só faz o sucesso que faz devido toda a experiência dos instrutores, que além de mim inclui, o Tacio Philip e a Aline Fornaziere, junto com uma ótima estrutura física, equipamentos e um formato que evoluiu bastante nos últimos 2 anos, se adequando bem às condições e dificuldades de ministrar um cursos deste na maior cidade do país.

Tacio na aula teórica de escalada.

Sala de aula em São Paulo onde é ministrado o curso teórico de escalada.

Aula prática de escalada em Pedra Bela.



Ainda não marcamos a 17a turma, que deverá ser em novembro, porém, em Curitiba estou indo para minha 4a turma de curso, que será no final de semana do dia 04 e 05 de outubro, com aula teórica no dia 3 a noite na minha sala de aula em Curitiba.

Participe desta turma e venha conhecer o mundo fantástico da escalada em rocha comigo!

Solicite orçamento e o programa do curso por email.

Alunos do curso de escalada de montanhismo GenteDeMontanha, ganham desconto na loja AltaMontanha, a maior loja de equipamentos de montanhismo, escalada e camping.

9 de setembro de 2013

15 anos de montanhismo

Neste final de semana comemorei meu "debute" no montanhismo e para isso nada melhor de fazer as coisas que mais gosto com os camaradas.

Sábado estive no setor 3 de São Luis do Purunã com o Otaviano, Carol, Andrey, Alessandro, Elcio e Lesiones. Guiei a Fel e entrei limpando o resto das vias. Quase não sobrou braço pra limpar a Cicatriz com o Elcio na saideira.

Domingo acordei as 3 da manhã, passei na casa do Paulo Marinho e depois com o Fiori fomos ao Marumbi. Fizemos o Olimpo e pela crista da lagartixa fomos até o Boa Vista e ainda encaramos o Leão, pra voltar no carro, no Dona Isabel, após 16 horas de caminhada. Cheguei em casa na primeira hora de segunda feira e capotei. Isso sim é que é comemoração!

Madre Teresa

Fel da Terra

Diedro da Fel da Terra

Setor 3
Chão do pó preto, dirt bags de Curitiba.

Cicatriz

Fim de tarde nos campos gerais.

Mata pluvial na trilha dos guardas do Marumbi

Cachoeira dos Marumbinistas.

Mar de nuvens.

Subindo o Olimpo.

Montanhas em meia laranja? piadinha de geomorfólogo.

Olha só a Lhama mudando de paisagens....

Até o Dino resolveu esticar a perna

Lagartixa
Campos de cima da serra.

Chegando no Boa Vista.

Comemoração.

Marumbi visto de outro angulo.

Serra do Marumbi em direção ao planalto.

2 de setembro de 2013

16a turma do curso básico de escalada em rocha de São Paulo



Este é o único curso básico de escalada em rocha reconhecido e oferecido em conjunto com o portal Alta Montanha.

Veja aqui alguns motivos para fazer nosso curso básico de escalada

Este curso é voltado para o público interessado nas técnicas indispensáveis para o bom exercício da atividade, sempre priorizando a segurança e o desempenho. Aprende-se desde os conceitos básicos da escalada em rocha, técnicas de ascensão e descenso, técnicas básicas de auto-resgate, bem como o manuseio e manutenção dos equipamentos utilizados e ética esportiva. Uma aula de nós também está inclusa, já que é de suma importância a correta realização dos nós para a segurança dos escaladores. O curso possui 16 horas/aula, divididas em duas aulas teóricas, a serem ministradas em São Paulo, e uma aula prática, a ser ministrada no município de Pedra Bela - SP.
Inscrições abertas para a 16ª turma.

Próxima turma:
Sábado, 14 de Setembro, das 9h às 13h - aula teórica
Sábado, 14 de Setembro, das 14h às 18h - aula teórica
Domingo, 15 de Setembro, das 9h às 18h - prática em rocha
Locais:
Aulas teóricas em sala de aula localizada na Av. do Cursino, São Paulo - SP. Prática em Pedra Bela - SP (120 km de São Paulo).

Conteúdo abordado nas aulas
1ª aula (4h):
Apresentação aos equipamentos utilizados na escalada em rocha com proteções fixas – características, usos, conservação.
  • Cordas;
  • Cadeirinhas;
  • Mosquetões;
  • Costuras;
  • Freios;
  • Fitas tubulares e chatas;
  • Cordins (cordeletes);
  • Capacetes;
  • Sapatilhas;
  • Carbonato de Magnésio;
Apresentação dos nós utilizados em escalada em rocha, conceito nível básico – prática em sala de aula.
  • Nó Oito Duplo, pelo chicote;
  • Nó Oito Duplo, pelo seio;
  • Nó Volta do Fiel;
  • Nó UIAA;
  • Nó Boca de Lobo;
  • Nó de Fita;
  • Nó Pescador Duplo;
  • Nó Azelha;
  • Nó Prusik;
2ª aula (4h):
  • Revisão e avaliação prática de nós;
  • Conceitos de escalada:
  • Tipos de escalada;
  • Tabelas de graduação de escalada;
  • Correta montagem/desmontagem de paradas;
  • Segurança para o escalador (sob e sobre o mesmo);
  • Realização de Rapel com sistema de backup;
  • Correta colocação de proteções intermediárias, para o guia;
  • Conceitos de segurança, para o guia;
  • Conceitos teóricos de auto-resgate.
  • Ética da escalada e mínimo impacto;
Aula prática (o dia todo – 8h): Em Pedra Bela/SP (120 km de São Paulo). O aluno irá colocar em prática o aprendido nas aulas teóricas escalando como participante, em “top rope” e simulação de via guiada. Também efetuará montagem e desmontagem de paradas assim como descida por corda (rapel) com sistema de backup. Também será feito exercício de auto-resgate, com ascensão direta pela corda. Ao final do curso o aluno terá todo embasamento teórico e prático para realizar escaladas em locais com proteção fixa com total autonomia e segurança. Investimento: 3 parcelas de R$ 185,00. Incluso no curso:
Não está incluso alimentação e deslocamento até a sala de aula e local da aula prática, sendo organizada entre os instrutores e alunos no decorrer do curso. É desejável que o aluno tenha sapatilha de escalada, caso tenha dúvida entre em contato! Turma mínima/máxima: 6/12 alunos. E, antes de se inscrever em algum curso de escalada, onde a segurança é fundamental, saiba mais sobre quem são os professores e seus currículos. Saiba mais sobre nossa equipe no link Sobre os Professores.
 
Nosso sistema em uma das fases da aula prática

Alunos do curso de escalada de montanhismo GenteDeMontanha, ganham desconto na loja AltaMontanha, a maior loja de equipamentos de montanhismo, escalada e camping.