4 de novembro de 2011

Vote nas Cataratas do Iguaçu

... mas não se esqueçam de limpar o rio que pode se tornar uma das maravilhas do mundo.

Hoje de manhã, o Waldemar Niclevicz, que é o montanhista brasileiro com mais experiência em altitude no país e uma das maiores referência no esporte, se juntou a diversas pessoas que defendem que as Cataratas do Iguaçu seja votada como uma das maravilhas do mundo.

O feito do Waldemar é notável. Chamar atenção do público para que esta verdadeira maravilha do mundo se transforme numa maravilha oficial é muito boa para o Brasil e para a Argentina, países que dividem as cachoeiras. É ainda mais pra nós paranaenses, pois o rio Iguaçu nasce em nossa Serra do Mar e atravessa todos os planaltos do Estado até chegar no rio Paraná. As águas deste rio fazem um caminho enorme até encontrar o mar, no estuário da Prata, entre a Argentina e Uruguai, sendo que sua nascente fica apenas 15 km do litoral!

Apóio totalmente a iniciativa do Waldemar, que além de ser uma inspiração, é um colega de montanha com quem eu já dividi corda na montanha. Foi ele que me apresentou algumas das mais belas vias do Marumbi, cordão montanhoso onde nascem alguns rios que drenam para o Alto Iguaçu.
 
Aqueles rios de águas cristalinas que descem as encostas da Serra do Marumbi e Baitaca formam o rio Iguaçu e logo no começo ele atravessa a região metropolitana de Curitiba. Coitado! A capital ecológica tem seu lado feio e este é o lado do rio Iguaçu: Suas margens já foram totalmente destruidas, sem mata ciliar, o rio é constantemente assoreado, o que não é ruim para as cavas de areia, que durante décadas serviram os paranaenses de areia para suas construções, ecológicas ou não...

O rio tão bonito, que serve o povo da RMC de água, torna-se indesejável quando cruza a cidade. Sua margem é tão desvalorizada que ninguém quer morar lá perto e o local se transformou no maior bolsão de pobreza do Estado, onde milhares de familias, sem ter onde morar, construiram precárias moradias em uma situação de risco.

Depois de cruzar a capital, o rio morto vai ganhando vida novamente. Ele corta a escarpa entre o primeiro e segundo planalto e depois entre o segundo e o terceiro, mostrando que é mais antigo que o relevo do estado! Entranto na região dos basaltos, ele vai se encaixando nas fraturas e falhas existentes nesta rocha até a região próxima à sua foz, onde há um desnivel abrupto ocasionado pela diferença de resistencia entre um e outro tipo de basalto. Ali, o rio está enxaixado numa falha, que é o canyon do rio Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e a Argentina. O resultado é o espetáculo das Cataratas do Iguaçu, espetáculo que ainda recebe um adicional. Você sabia que lá concentra o maior número de vias de escalada do Oeste do Paraná?

Eu já votei nas Cataratas como maravilha do mundo, entretanto gostaria de votar na idéia de devolver ao rio toda sua maravilha perdida.


Fotos do Rio Iguaçu:

 Vista da represa do Caiguava (rio Piraquara, afluente do Iguaçu), desde montanha na Serra do Marumbi.

Represa e a RMC vista da Serra do Mar.

 Rio Iguaçu na divisa Curitiba x São José dos Pinhais (foto André Bonacin)

 Várzea do rio Iguaçu (foto André Bonacin)

Bolsão de pobreza da vila Audi. (foto André Bonacin)

Ponte sobre rio Iguaçu em Araucária (foto Jeffersonsds)

 Cachoeira do Iguaçu em Balsa Nova PR. (Foto Luiz H. Bassetti)

Cachoeira em Porto Amazonas PR. Logo abaixo deste trecho o rio é navegável. (foto osnyloezer)

 Draga perto de Porto Amazonas (foto mamá)

 Barco em São Mateus do Sul PR (foto Luiz H. Bassetti)

 Porto União - SC. divida com União da Vitória pelo Iguaçu (foto patricschurhaus)

 Rio Iguaçu-Cruz Machado-Paraná (foto rodr_prsznhuk)

 UHE Foz de Areia no rio Iguaçu. (foto Agriconte)

 Usina Salto Segredo (foto Dirceu Gan)

 Ponte da BR 373 sobre o Iguaçu (foto Loivinho A.M.França)

 Salto Santiago na vazante (foto solarsteel)

 Salto Santiago na cheia (foto cjdilger)

UHE Salto Caxias (foto Loivinho A.M.França)

  Margem do Iguaçu onde é e onde não é o Parque Nacional do Iguaçu em Capanema PR. (foto Száller Zoltán)

 E enfim, as famosas Cataratas!

 Canyon do Iguaçu

 Escalando no canyon

 Escalando no canyon 

Canyon!

Nenhum comentário: