23 de agosto de 2011

Morro da Igreja abaixo de zero!

O Morro da Igreja é talvez o mais alto de Santa Catarina. Digo talvez pois há duvidas se há um mais alto. A certeza, no entanto é que ir pro Morro da Igreja no inverno, durante a entrada de massa polar, você certamente irá pegar temperatura negativa e até neve!

Passei um frio do caramba lá em cima. Mais tarde fui saber que a temperatura que peguei foi de -2º com sensação térmica de -15º. Frio, frio, frio, mesmo com pluma de ganso e tudo mais....

Mesmo sendo uma das maiores elevações do Sul do Brasil, o Morro da Igreja é super acessível, com estrada asfaltada até o cume. Lá fica uma base do Sindacta, que controla os vôos do Sul do país. O atrativo principal da região, no entanto, é a Pedra Furada, uma formação rochosa visivel desde o cume do morro acessível por uma trilha fácil e bem visivel de cerca de 3 Km de extensão. Para chegar lá é obrigado ter guia, fica aí o aviso.



 Visu do cume do Morro da Igreja



 Trilha, quer dizer, estrada, até o cume da montanha. Aviso: É proibido pisar fora do asfalto!

Pedra Furada. Visitação só com guias. Infos veja o site do ICMbio.

Paisagem no caminho para a Pedra Furada

Montanhas na escarpa da Serra Geral

Visual da montanha


Trilha pra Pedra Furada

Paredes e mais paredes de rocha virgem.


 Primeira vista pra Pedra Furada

 O arco da pedra Furada.

Visu da Pedra Furada

3 comentários:

Mildão disse...

shouw de bola, fiemos uma trip de bike, subimos o morro da igreja de bike, ahhh sem empurrar tbem :D o lugar é massa, essa trilha aí não fizemos, mas já entra para os afazeres, depois daí descemos corvo branco, subimos rio do rastro e pegamos para os canyons, encara uma dessa de bike ? :D []s mildo

Miriam Chaudon disse...

Aqui também os termômetros estão abaixo de zero....brbrbrbr...
Que BELEZURA de lugar, hem?!

tacio philip disse...

Proibido pisar fora da estrada? Trilha com obrigação de guia? FODA-SE o icmbio, FEMEs e outras burocracias. Eu não quero autorização para poder fazer as montanhas que eu quero, só quero subí-las sem preocupação de ser um "marginal" por ser uma "trilha proibida".
Mas o local parece muito legal, um dia, quem sabe :-)