Blog do Pedro Hauck: Setentrional

20 de dezembro de 2010

Setentrional

Estou embarcando hoje aos Andes mais uma vez!

Será minha décima primeira viagem à cordilheira, meu quinto e sexto país andino visitado e não sei mais que número de montanhas escaladas... Pouco me importo com os números, embora eu ache muito legal ver eles se acumulando. Apenas por falar em números, em Janeiro este blog completará 5 anos no ar e eu 11 anos de experiência em altitude.

Ah, o local desta viagem? Bem, desta vez vou variar um pouco na paisagem e vou conhecer pela primeira vez os Andes da Colômbia e Venezuela e ver de perto as paisagens que impressionaram Humboldt, o pai da Geografia e um dos primeiros europeus a subir uma montanha de 6 mil metros nos Andes, o Chimborazo, que na época acreditava-se ser a montanha mais alta do mundo.

Pra mim esta viagem será especial, não tanto pelos desafios, pois subirei apenas montanhas fáceis de caminhada, mas sim para conhecer estes lugares, montanhas como O Pico Humboldt, Pico Bonpland (Batman e Robin dos naturalistas do século XIX), Pico Bolivar (O Libertador), Pan de Azucar e outros...

Mas além disso, vou conhecer outras paisagens que há muito tempo queria ver, pois faz parte dos meus estudos, é o caso da Gran Sabana da Venezuela, uma grande mancha de cerrado no meio da Amazônia e o Monte Roraima e sua forma de "table mountain". Quero unir conhecimentos sobre a evolução do relevo e da fitogeografia. As hipóteses que tenho na cabeça são muito bacanas, mas não dá pra falar aqui.... De qualquer forma, se quiserem ter uma dica do que eu penso, é só baixar minha dissertação no site da UFPR e ler.

Bem, a viagem será especial também por que vai reunir amigos de várias épocas de minha vida. Primeiramente, irei rever meus amigos de república, da época que eu fazia graduação em Geografia na Unesp de Rio Claro, Eduardo e Jeferson. Morei 5 anos com esses caras e eles são meus irmãos! Essa trip, inclusive, foi primeiramente sugerida pelo Du, que depois que terminou seu mestrado em botânica, foi trabalhar no INPA e morar em Manaus, minha primeira escala da viagem.

A segunda escala é em Boa Vista e logo Santa Elena de Uairén, cidade fronteiriça entre Venezuela e Brasil, onde me encontrarei com dois amigos de épocas mais recentes, a Camila e o Mário de Curitiba, que são grandes amigos que conheci no Clube Paranaense de Montanhismo, o CPM. Na sequência, me encontro com o Parofes na estrada, para subirmos algumas montanhas de altitude juntos.

A trip começa hoje. Estou levando um pequeno Netbook e pretendo na medida do possível atualizar este blog com as novidades. Então já sabem onde me encontrar...

Abraços e até a próxima


5 comentários:

Miriam Chaudon disse...

Pedro! Que lindo! Viajar novamente e para lugares tão maravilhosos...
Que tudo aconteça da melhor maneira possível , aproveita muito e estarei aqui,como muitos ,esperando fotos e relatos das aventuras!
Abraços!!!!

Alessandra disse...

Nossa, Pedro, que coisa boa. Montanhas colombianas...aproveite esse belo país, de uma cultura incrível e pessoas maravilhosas e receptivas. Não deixe de experimentar a deliciosa (e forte) comida local: os tamales e as arepas. Também a aguardiente (tem que tomar num gole haha) e o vallenato (uma música maravilhosa, do interior). Se puder viajar pelos pueblitos, são divinos. E já vai aprendendo o "chevery" que vc diz pra tudo que é muito legal :) Bjos, boa viagem

Amanda disse...

maravilhoso, Pedro!
boa viagem e que Deus te abençoe pelos caminhos...Se para nós ele está no céu, vc estará bem perto.Imagino a beleza que é o olhar ir bem longe...do mais alto...Deve ser uma sensação ímpar!e eu que subi só até 1400m, a Pedra Branca em Pocinhos do Rio Verde,MG rsss
beijinhos e se cuida!
tia Amanda

Reginaldo Mendes disse...

Pedro, boa viajem que Deus te acompanhe, traga bastante historias para nós.
Um grande abraço

Marcus Vinicius disse...

Piá, sucesso na empreitada aí! Se Deus me permitir, quero em novembro de 2001 desembarcar na Venezuela pra escalar em Mérida. Então trás um mapa da região pra mim... hahaha... Força na pernada, que a gente torce daqui. Abraços!

P.S.1: contar cumes é coisa egocêntrica.

P.S.2: puta merda, ter que me logar pra fazer comentário?? libera esta parada aí!