Blog do Pedro Hauck: Enfim uma boa notícia!

25 de outubro de 2010

Enfim uma boa notícia!

Faz alguns anos que o montanhismo sofre com problemas de restrição e proibição de acesso. Sem montanhas, não há montanhismo e sabendo muito bem disso, a CBME, através de suas federações, se esforçam para reverter o quadro das proibições existentes e incentivar o montanhismo e a escalada.

Talves o passo mais importante dado foi a sugestão de projeto de lei que garante o acesso às montanhas, projeto este encabeçado pela FEMERJ e levado adiante pelo Deputado Federal Fernando Gabeira (PV-RJ).

O Projeto foi publicado na semana passada. Ele passará por um longo processo até ser aprovado, entretanto, só de existir um projeto de lei, assim como os decretos que incentivam o montahismo no Rio e em Petrópolis, já é um reconhecimento importante e abre caminho para futuras vitórias.

A lei, mesmo sendo aprovada como está, não vai resolver todos os problemas, pois ela trata apenas das proibições particulares, sendo que há muitas que são em áreas públicas, como Parques Estaduais e Nacionais. Entretanto, mesmo para casos diferentes, teremos um procedente histórico para lutar contra as injustiças e morosidades dos parques que ainda relutam em não permitir a presença de montanhistas e escaladores.

Haverá um longo processo e espero também dar minha contribuição, pois se há algo que me incomoda são estas proibições absurdas.



3 comentários:

Paulo Roberto - Parofes disse...

"Nem tudo está perdido!" "Vejo uma luz no fim do túnel", "solução no apagar das luzes"
kkkkk

Ana Paula disse...

Que boa notícia mesmo! Espero que esta lei não fique apenas no papel! :D

Miriam Chaudon disse...

Boas novas! E viva a Esperança....