20 de setembro de 2010

Resumo da Semana n. 10 - AltaMontanha.com

Esta foi uma semana com muitas novidades para quem gosta de eventos de montanhismo, pois de Norte a Sul foram anunciados festivais, feiras e encontros, além de campeonatos que aconteceram.

Em cima da hora, divulgamos as novidades para esta 12° edição do Adventure Sports Fair, a maior feira de esportes de aventura do Hemisfério Sul. A feira começa nesta quinta em São Paulo.

No Rio Janeiro foi divulgado outro grande evento, o Festival de Filmes de Montanha,  que será em Outubro e que está em sua 10° edição. Estes dois eventos, já bastante consagrados encontram outros que acabam de nascer, como o 1° Festival de Escalada do litoral Sul de Santa Catarina.
Eventos são muito importantes para divulgar a cultura do montanhismo e felizmente o Brasil tem bastante!

O que Brasil também tem é burocracia demais. Lembra das emendas do Projeto de Lei 7288/10? Pois bem, são as emendas que pretendem obrigar qualquer esportista de aventura amador a ser certificado e que burocratizará muito a prática de nossos esportes. A novidade é que o Deputado que propôs as emendas provavelmente não estará na Câmara na próxima gestão. Isso se for aceito o pedido de impugnação sua candidatura. É a lei da ficha limpa!

No cenário esportivo, tivemos a realização da terceira etapa do campeonato de Boulder do Estado do Rio, com uma acirração da disputa pelo título entre Eric Telles e Pedro Soares. Na rocha, tivemos a abertura de mais um V14 no Brasil, realizado pelo americano Jon Cardwell na Serra da Piedade em Minas, o problema se chama House in the Sky.

Veja as novidades nos links abaixo:

Boa leitura!

Pedro Hauck - Editor do AltaMontanha.com


:: Deputado que propôs emendas do PL7288 tem candidatura impugnada

Deputado Federal Marcelo Teixeira do Partido da República do Ceará é enquadrado na lei da ficha limpa e não poderá concorrer a reeleição.

:: Rio de Janeiro se transforma na capital dos filmes de montanha
Quem não teve a oportunidade de estar em uma montanha e praticar esportes pertinho do céu, pode ter uma boa noção do que é fazer isso na 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha que acontece de 21 a 27 de outubro, no Cinema Odeon, Cinelândia, Rio de Janeiro.


:: 1° Festival de Escalada Litoral Sul de Santa Catarina
Acontece em Outubro, em Laguna - SC, o primeiro Festival de Escalada do litoral Sul de Santa Catarina. Confira a programação:

:: Continuam as conquistas na Falésia Paraíso
Novo local de escalada esportiva em São Paulo recebe mais vias e tem previsão de receber muito mais.

:: Resultados da III Etapa do Fluminense de Boulder
Aconteceu nesse domingo dia 12 de setembro na “cave“ do Escalada Indoor Icaraí a 3ª Etapa do Campeonato Estadual de “Boulder“ RJ 2010.

:: Daniel Virgínio: Novo talento da escalada de competição
Terceira etapa é vencida pelo atleta do Centro de Escalada de Jacarepaguá que dispara no ranking estadual

:: Jon Cardwell no Brasil
Americano visita o Brasil, se encanta com nossa escalada e realiza o first accent de um dos boulders mais difíceis do país e que ele disse ser um dos melhores que já realizou.

:: Curso prático de Radioamador em emergência
A Federação Paranaense de montanhismo - FEPAM recebeu o convite para participar do Curso Prático de Radio Amador em Emergências.

::Entrevista com Fabiano Ressolas
O escalador Luciano Fernandes, autor do Blog de Escalada e colunista do AltaMontanha.com, continuando seu excelente trabalho de entrevistar personalidades da escalada, conversa nesta semana com um dos melhores ressoladores de sapatilhas do Brasil, o Fabiano do Rio de Janeiro. Confira como foi:

::Novidades agitam a Adventure Sports Fair
Expositores divulgam alguns lançamentos dos setores têxtil, náutico e de acessórios
:: Coluna Parofes: Serra Fina para poucos - parte 2
Antes mesmo de começar o retorno sabíamos o que teríamos pela frente. No primeiro dia encaramos 8,3km e 1.258 metros de desnível com mochilas pesando pelo menos 15kg cada por metade do caminho, peso que foi aumentado após a coleta da água para quase 20kg cada. No segundo dia já havíamos caminhado 6,6km só para chegar ao cume da montanha objetivo. Agora teríamos que fazer o mesmo para voltar, não seria fácil mesmo sem o peso do dia inicial.

:: Coluna Neudson Aquino: De volta da Serra do Cipó!
Estou de volta da viagem de 5 dias escalando na Serra do Cipó, minha segunda visita à esse paraíso da escalada esportiva. Mais uma vez fui acompanhado do Daniel Mamede, e tivemos também a companhia do nosso amigo Júlio “Francês” Pimentel. Antes de mais nada, vou pedir desculpas pela falta de imagens no post, acabei não levando minha câmera, mas espero que isso não faça tanta falta.

::  Sua Aventura  - Beatriz Azevedo: Trilha dos Porcos e Cachoeiras do CTG
Choveu a noite inteira e, hoje, sábado, o dia continua nublado com muita cerração, encobrindo o interior do cânion e a paisagem ao redor. Embora tenhamos acordado cedo, só saímos lá pelas dez e meia da manhã. O plano é descer a trilha dos Porcos acompanhando a parede norte do cânion Churriado cuja parede sul vem a ser a parede norte do Malacara.

:: Sua Aventura  - Jorge Soto: Circuitão pela Serra de Itapety
Não deu nem duas semanas afastados da Serra de Itapety q logo nos embrenhamos novamente por suas tortuosas entranhas. Respeitável elevação forrada de verde q guarda Mogi das Cruzes a seus pés, a Itapety é uma daquelas serras domésticas q pouco caso se faz quiçá devido pela sua proximidade à urbe. Entretanto, explorando suas suaves escarpas c/ um pouco mais de disposição e desprendimento é possível descobrir novos trajetos trekkeiros em meio a densa e úmida vegetação, coroados de belos e improváveis mirantes rochosos q além de dar novas panorâmicas da região, corrobora a velha tese de q a Itapety tem atrativos q vão alem do seu ilustre pto culminante, o Pico do Urubu.


:: Abaixo assinado contra as emendas da PL 7288/2010
As emendas do PL 7288 exigem o controle de qualquer pessoa que pratique esporte de aventura. Isso significa que só podem ter autonomia de praticar livremente estes esportes a pessoa que passar por um processo de certificação. A CBME e outras Entidades de Administração Deportiva prefere a certificação de instrutores somente, como é o texto original do Projeto. Ajude o montanhismo livre assinando este Abaixo Assinado contra as emendas. Entenda melhor este Projeto de Lei.

:: Lojinha de esquipamentos do PH
Na lojinha de escalada do PH estamos vendendo equipamentos semi novos com preços super acessiveis, acesse e confira! Temos jogo de friends, camalot, sapatilhas, corda dupla de escalada, livro do Davi Marski e até uma Land Rover!

Nenhum comentário: