Blog do Pedro Hauck: Escaladas na Falésia Paraíso

14 de setembro de 2010

Escaladas na Falésia Paraíso

Neste final de semana fiz um bate volta na Falésia Paraíso em SP na companhia de Luciano Fernandes, Natália e do (just) Lucas.

A falésia é o mais novo ponto de escalada em São Paulo e recebeu sua via de número 49 neste domingo! O local é muito agradável, com uma diversidade enorme de vias que tem diversos níveis e que muito me agradou.

Comecei escalando pelo setor boas vindas, onde fiz as vias Agarra no Cabelo (VI sup), Cinturão Galático (Vsup) e Lamúrias de um corinthiano (VIIb), que se for de fato esta graduação significa que estou forte, pois nem achei difícil...

Com calor e sol forte, perdi muito tempo na preguiça... e voltei a escalar no final da tarde quando já estava me sentindo melhor, fazendo várias vias seguidas sem descanço no setor Visual, Denise em crise (Vsup), Luis Inácio (VIIa), Renata Ingrata (VIIa), O Aprendiz (VIIa).

Bom, o mais importante sobre o que eu fiz no local, acho que são minhas impressões sobre ele. Eu acho que a rocha desta falésia, o gnaiss, é uma das melhores para escalada. Esta rocha é muito abrasiva, dando bastante aderência, mas não maltratante tanto os dedos como faz os cristais de quartzo de muitos granitos, ou seja, é uma rocha que tem as vantagens do granito quanto à solidês, aderência etc.. mas sem machucar e ainda nos oferece uma variedade grande de agarras, com bons abaulados, regletes, agarras grandes, tetinhos, típico de onde há este tipo de rocha (Pedra da Divisa, Ana Chata, Visual das Águas).

Agora o mais surpreendente é que o local ainda tem o potencial para receber muito mais vias e isso pode transformar Pindamonhangaba em um novo pólo de escalada em São Paulo, como São Bento já é!

Ao lado da falésia há mais duas pedras com algumas poucas vias e ainda há lá perto a Falésia do Zé Vermelho. O sítio que dá acesso à falésia permite acampamento, mas isso só pode ser feito com agendamento.

Apesar de ser possível fazer bate e volta desde São Paulo à falésia, coisa que o Tacio já fez algumas vezes, eu recomendo dormir por lá, pois são 180 Km de estrada, o que faz da volta algo muito cansativo.

Para saber mais sobre o local, vou deixar abaixo dois links. Um é sobre uma matéria que acabei de escrever para o AltaMontanha, mostrando o potencial de lá e outro, é o blog da Falésia, onde dá pra ter infos mais detalhados de como ir, além dos croquis e informações mais apuradas. Vale a pena conhecer, a falésia de fato é um paraíso!

:: Continuam as conquistas na Falésia Paraíso
:: Blog da Falésia Paraíso
:: Falésia Paraíso no Rumos: Navegação em montanhas!

Veja as fotos:

Falésia vista na entrada do sitio que dá acesso

Setor boas vindas

Eu e o Luciano

Escalando...


Cachorro que acompanha a gente na escalada



Mais pedra...

Setor Visual

Lucas

Outra pedra, em frente à Paraíso, esperando vias...

Um comentário:

Cláudio disse...

Pedro valeu a visita de vocês, nos motiva a abrir mais vias para a comunidade de escaladores. Por falar nisso tem um novo setor aberto com mais 10 vias, detalhes no blog http://falesiaparaiso.blogspot.com/
abraços