Blog do Pedro Hauck: Andradas é o bicho!

31 de agosto de 2010

Andradas é o bicho!

Mais uma lá vou eu para o Sul de Minas, na simpática terra do café e da Serra do Pau d´Alho que na verdade fica em Ibitiura, mas que todos acham fica em Andradas...

O local é um velho conhecido, basta ver abaixo nos posts relacionados. Entretanto, sempre que vou lá escalo uma via nova.... As vias da vez foram: Monstro do Pantano, Savamu e Amigos são Diamantes. As duas primeiras na Pedra do Pantano e a última no Elefante.

Neste fds fui para lá acompanhado pelo Luciano Fernandes (do Blog de Escalada), namorada Natália, Davi Marski com a Cintia e o Rafael de Hortolância, com quem fiz a cordada. Fim de semana maravilhoso super bem acompanhado.

As vias do Pantano já eram conhecidas, mas eu ainda não havia finalizado elas. A "Monstro", é uma via esportiva, com proteções fixas e uma dificuldade constante em sexto grau, com lancezinhos de 6 sup, que na dependência na resitência do escalador, fica bem difícil. A via, que tem duas enfiadas, é bem frequentada em sua primeira, fato comprovado pelas teias de aranha e um pouco de mato encontrado na via. A segunda enfiada, novidade pra mim, tem um crux ligeiramente mais difícil que a primeira.

Após terminar esta via, imaginei um desafio bastante interessante, esticar as duas enfiadas em uma só, coisa que pode ser feita com uma corda de 60 metros (esticada até o fim) e cerca de 17 costuras. Tem que ter resistência... (tá aí uma sugestão pra próxima investida...).

Já a Savamu, era uma via que eu tinha escalado as duas primeira enfiadas no ano passado. Naquela ocasião, achei ser uma via sem muita graça, crux de dor nos cristaizinhos e monotonia... Eis que desta vez eu resolvi ir até o cume, enfrentando a maravilhosa terceira enfiada, que se desenvolve por um lindo diedro, protegido em móvel, que passa por um pequeno tetinho e termina numa laca gigante... 6 sup bem trabalhado e lindo!

As outras enfiadas finais são igualmente bonitas, passando por cruxzinhos de aderência e psicológico... adorei! Foi tão bom que eu fiquei cansado o suficiente para deixar a repetição da "Pão Francês" para outro dia...

Domingão acordamos com preguiça, mas mesmo assim fomos encarar a caminhada para a Pedra do Elefante, para escalar a via "Amigos são Diamantes" que desde sua conquita pelo Jacaré e Marcão está na minha lista de vias a serem escaladas.

O calor atrapalhou um pouco a caminhada, mas chegamos sem problemas à base, onde rapidamente nos equipamos e log saí guiando a primeira enfiada, que é bem longa, 60 metros que exigiu que o Rafael escalasse em simultâneo no final, pois sua corda já tinha tido a ponta cortada...

Via bonita, muito parecida com as vias adjacentes (Zênite e 5.15), escalamos sem problema, sempre comigo guiando, já que o Rafael estava cansado do dia anterior... Foi assim até chegar na enfiada crux, onde o Rafa me avisou que ele não conseguiria encarar o sétimo de parede, mesmo de segundo... Olhei pra ele com cara de cachorro de porta de igreja e ele, gentilmente, topou em me dar o segue até a próxima parada e depois voltar.

Assim eu saí em direção ao crux, numa movimentação delicada fazendo uma transversal à direita, usando bem os pés, até começar a subir e chegar numa barriguinha inclinada, que aproximei pela esquerda, distante o suficiente para não conseguir costurar uma chapa e assim passar o crux esticando mais que o normal. No final, o crux temido não era tão dificil, exigia sim boa movimentação e controle dos pés, mas nada demais, um típico "quintinho" do Jacaré! rsrsrsrsrs....

Descemos cedo da parede, sem finalizar a via. O bom é que este não finalizar me leva sempre de volta a Andradas que cedo ou tarde, eu acabo finalizando e fazendo mais. Que venha a próxima!

Veja mais:

:: Andradas - Campo escola de Tradicional. Coluna do Pedro Hauck - AltaMontanha.com

 Rafael e eu numa parada da Monstro do Pantano

Rafael vindo de segundo na Monstro

Rafael na terceira enfiada da Savamu

Tóbi

Cabeça e Corpo do Elefante


Eu escalando a Amigos são Diamantes

Depois de passar o crux da Amigos. Parabéns Marcão e Jacaré pela linda via!

2 comentários:

Miriam Chaudon disse...

Amigos são Diamantes....raros e belos!

Joaquim Coelho disse...

Coloquei seu post na pagina oficial de andradas mg no facebook! Achei ótimo! esta de parabéns!!! se quiser ver e curtir a pagina ta aki o link
http://www.facebook.com/pages/Andradas-Mg-OFICIAL/106234336120519

Abs