Blog do Pedro Hauck: Serra dos Cocais novamente e urgente!

2 de maio de 2010

Serra dos Cocais novamente e urgente!

 A "Pedra" de Itatiba no ano de 98. Na foto está Maximo Kausch, eu e uma amiga.

Recentemente estive na Serra dos Cocais para visitar um local que faz parte da minha vida, um aglomerado de rochas que a gente chamava apenas pelo nome de "Serra" ou "Pedra".

Esta Pedra é um típico caso de relevo de caos de blocos, onde há um matacão sobre outro, formando uma caverninha onde eu costumava dormir quando era adolescente.

Alí era meu refúgio. Várias vezes eu ia durante a noite monido apenas com um saco de dormir, uma lona, um fogareiro, uma panela, salchichas e pão. Fazíamos um cachorro quente durante a noite, tomavamos mate e ficavamos conversando a noite toda, geralmente papos filosóficos.

Quem ia mais era eu e o Maximo. Levavamos sapatilhas e fazíamos boulder pela manhã. Lá tem várias linhas!

Além do bloco de rocha e da caverninha, lá ainda tem uma vista incrível, com um belíssimo pôr do sol para o lado de Campinas. Do topo, enxergamos a cidade de Itatiba, vemos a Serra do Japi, a Pedra Grande de Atibaia e a depressão periférica em Campinas... Meu sentimento quando lembro desta época e deste lugar é indescritível....

Pois bem, foi uma grande frustração este meu retorno. Para começar, logo no começo da trilha já existe um portal enorme, indicando a futura entrada de um condomínio. Várias pedras de valor estético menos já estão pintada com um X, mostrando que irão ser destruidas, talvez para fazer paralelepipedo.

No meu bloco, várias pedras foram lavradas para fazer paralelepipedo, que calçaram o interior da caverninha. Ao menos o empreendedor teve a sensebilidade de preservar aquele bloco. Mas o alterou para seguir uma estética urbana, transformando - o num monumento calçado e com escadas....

Isso seria evitado se a lei que transformaria a Serra dos Cocais em uma Área de Proteção Ambiental (APA), tivesse sido votada. A APA é uma Unidade de Conservação de uso sustentável, ou seja, não irá alterar a economia rural da região, mas irá impedir a expansão urbana, a maior ameaça da Serra dos Cocais que é a última área verde dentro da região metropolitana de Campinas.

Nos ajude a preservar a Serra dos Cocais. Assine o abaixo assinado que pressiona a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo a votar a lei e aprovar a APA do Sauá.

Abaixo Assinado

Veja também como a prefeitura de Valinhos cedendo a pressão dos grupos imobiliários e está mudando seu plano diretor para permitir o loteamento da Serra dos Cocais (aqui).

Não vamos permitir a destruição deste grande PATRIMÔNIO PAISAGÍSTICO!

Vista da Serra para Itatiba

Caverninha calçada. Muito triste

Entrada da caverninha.... sem comentários

2 comentários:

Paulo Roberto - Parofes disse...

Sempre a porra do dinheiro falando mais alto.
Não acredito em visões nem nada parecido, mas este tipo de coisa me revolta e torço cada vez mais para que as previsões de 2012 estejam certas e que a natureza cobre do homem toda merda que ele fez nos últimos cem anos. Já seria suficiente.
Assinado.

Abraço Pedro!

Denis disse...

Olá.. Como faço para chegar nesta pedra.. Sou de Itatiba... dcsodre@yahoo.com.br