Blog do Pedro Hauck: Caminhadinha batuta no Monte Crista - SC

22 de abril de 2010

Caminhadinha batuta no Monte Crista - SC

O monte Crista é uma montanha de 970 metros de altitude localizada na região de Joinvile – SC.  Apesar da baixa altitude, é uma montanha que começa quase no nível do mar, então é uma subida bem grande.

São cerca de 7.800 metros de trilha que começa em meio à uma floresta Atlântica com árvores altas e um sub bosque aberto. Esta floresta vai perdendo tamanho com a subida, logo atravessamos uma florestinha nebular até chegar na região de campos no cume da montanha, que tem um formato alongado, com uma grande parede rochosa lateral que forma a crista que dá o nome da montanha.

Galera do CPM no começo da trilha

O Monte Crista é a montanha mais popular da região de Joinvile, que é freqüentada por muitas pessoas não montanhistas que tem a tradição de subir até o cume da montanha durante a Semana Santa, provocando inúmeros problemas lá em cima, como abandono de lixo e queimadas.

O grande afluxo de pessoas aliado às condições do solo na montanha e anos sem manutenção, acabaram por provocar inúmeras erosões na trilha, que tentam ser contidas pela Associação Joinvilense de Montanhismo. Entretanto o clima sempre úmido da região e para piorar ainda mais, as fortes chuvas que caíram nos últimos 2 anos acabaram por destruir muitas das contenções de erosão, que se tornaram fichinha perto dos escorregamentos que abriram grandes cicatrizes nas encostas inclinadas da montanha, provocados por avalanches naturais. Quem disse que não existe isso nas montanhas do Brasil?

Ontem pude conhecer esta montanha maravilhosa em companhia de meus colegas do CPM. Foi uma caminhada gostosa, bem descontraída e animada. O tempo fechado foi perfeito, pois não sofremos com o calor. Uma vez no cume, a natureza nos presenteou abrindo um pouco as nuvens e proporcionando uma espetacular vista para a Serra do Quiririm.

Vista do cume - Foto Victor Hugo Lau

Aproveitei a oportunidade para mostrar para os colegas o que é e como funciona a comida Liofilizada, que é a comida de astronauta que está sendo fabricada no Brasil pela Liofoods e que está ajudando muito os montanhistas em suas aventuras pelas Serras e paredes Brasil afora.

Preparei um Strogonoff de frango com batatas. Levei apenas 100 gramas de comida que hidratada se tornou 400 gramas de refeição que tinha cheiro de strognoff e gosto de strogonoff. Todo mundo provou a aprovou. Chega de comida de pozinho com sabor de kinojo! Montanhista que vai muito pra Serra já tá enjoado de gororoba!


Mostrando como é o liofilizado

Provando o liofilizado!

A descida foi rápida e tranqüila. Pegamos um pouco de chuva quase no final e chegamos ao estacionamento a tempo de nem precisar de lanterna. De volta à base, o Seu Ari do Estacionamento divulgou que vai tomar uma medida contra o lixo deixado pelas pessoas na montanha. A partir de Julho, ele irá colocar uma taxa de lixo de R$5,00. Se a pessoa não regressar com seus resíduos, ela não verá o dinheiro de volta.

Tomara que a taxa dê certo, pois o Monte Crista merece!


::Veja o Álbum de foto do Monte Crista no site do CPM

3 comentários:

Paulo Roberto - Parofes disse...

Pedro Hauck, o cara que não pára! Até rimou he he he
Grande abraço

Reginaldo Mendes disse...

Pedro, otima ideia da taxa, valida mesmo, acredito que vai dar certo. Tem que apoiar mesmo nos blogs e orkuts da vida o Seu Ari. Com certeza vai diminuir bastante o lixo.
abraço meu irmao.
Estarei postando a conquista que fizemos no Salto do Feitiço. A trilha nao sera divulgada, somente o relato.

Cristiano disse...

A idéia da taxa de lixo é boa, porém o valor sugerido não resolverá o problema... Deveriam estabelecer um valor bem mais alto, a ponto do não montanhista realmente se preocupar com o retorno do dinheiro. Lá em cima, cansados, as vezes molhados e com pressa, as pessoas vão simplesmente "pagar" os R$5,00 e não trazer o lixo montanha a baixo. Sugiro 20 a 30 reais.
Abraço a todos...
Cristiano Mariani