Blog do Pedro Hauck: Buraco do Padre – Ponta Grossa

9 de março de 2010

Buraco do Padre – Ponta Grossa


Ponta Grossa no Paraná é uma cidade privilegiada para a escalada. Localizada no topo do segundo Planalto, a cidade tem uma geologia complexa e uma história geomorfológica muito interessante.

Pra começar, o “arco” que fez o relevo desta parte da Bacia do Paraná soerguer durante o Cretáceo (140 milhões de anos) tem o seu eixo ali. Isso fez que camadas de rochas antigas, datadas do Siluriano e do Devoniano (cerca de 410 milhões de anos) estejam hoje numa altitude de mais de mil metros, em um clima mais frio e agradável para a escalada.

Os principais locais de escalada em Ponta Grossa é no Parque de Vila Velha (hoje proibido com toda razão), Salto São Jorge e Buraco do Padre, onde desde 2007 tem o setor Macarrão, onde ficam as melhores vias da cidade.

Lá tem dois paredões grandes inclinados, com agarras grandes, abaolados, tetinhos e tudo mais, o que faz do local um ginásio natural magnífico e de fácil acesso.

O nível das vias é alto, mas existe muitas vias de sétimo, que é meu nível atual, o que me garante uma diversão boa. Pra melhorar, lá é um lugar seco até mesmo com chuva!



A beleza da região e as escaladas merecem muito uma visita, vejam as fotos:

Vista do setor

 
Malu no segue

Paredão

 
Essa não é tão envenenada

Negatividade da coisa...

Escalada na Sombra

Setor de cima

Mais parede

Intermináveis paredes... um paraíso!

8 comentários:

Luciano disse...

Acho que esse setor tem um estilo, cada setor tem um, devemos respeitar o estilo de conquista, e sobre as quedas, já escalei e tive quedas sem problemas, pois a parede é bem negativa, e os pontos de costuras são bem posicionados, acho que 50 cm a menos não vai mudar em nada para se costurar!

David disse...

ola, acho qu deve ter algum equivoco em relação a grampeação do setor de Ponta Grossa, por aqui ja passaram escaladores de todo o Brasil, inclusive alguns dos tops do Brasil e do Parana, de escaladores de 1,50 a mais de 2 metros, e nunca tivemos problemas de proteçõese reclamações sobre as poteções, é estranho após mais de 3 anos de abertura aparecer esse comentário, e como lhe falei naquele dia que vc estava escalando, se vc fugir da linha da via realmente vc não vai conseguir costurar, por mais que muitas vezes agarras boas lhe chamem atenção, e comrelação a São luis do purunã muitas das vias abertas la foram feitas pelo Ed e parceria, que inclusive ajudou em muitas rotas aqui, portanto nós aqui da região não conseguimos entender e nem achamos legal os comentários, visto que ao nosso ver e a uma multidão de escalador que não vou citar tanto nome aqui, não ve nada de errado nas vias, quem sabe vc tenha que fazer uma nova visita e estar mais aclimatado!!!! Bons Ventos

Malu disse...

Oi Pedro
é sempre bom ler sobre nossa "casa", obrigada pelos elogios. Mas acho que o Salto São Jorge é que tem as melhores e mais lindas vias, sugiro que você experimente. E sempre que vier, será bem vindo!
Abs
Ah! Não sou eu na seg não, é a Débora....rsrs

Pedro Hauck disse...

Oi pessoal, não quero gerar polêmica, estou deixando apenas minha impressão.
Achei sim e reitero que as proteções em muitas vias nos obriga a fazer aquilo que eu falei, de ir e voltar para ter que equipar e isso não é só em PG, mas em muitos lugares.

atila cristian disse...

Átila
O fato das primeiras proteções estarem posicionadas em locais relativamente altos basta você prestar atenção na estrutura da rocha, que varia em set's diferenciados pela granulometria dos componentes do arenito implicando em resistencia diferenciada.Além disso, principalmente na parte da frente, acontece um fenômeno natural de erosão diferencial gerando "buracos" que se assemelham a alvéolos, isso também diminui aresistência da rocha em alguns pontos, o que impede de colocar proteções em qualquer local.Quanto a altura do escalador, não tem nenhum escalador aqui em Ponta Grossa que tenha mais que 1,80 m de altura, portanto acho que você está equivocado quanto as suas declarações.

Pedro Hauck disse...

Calma galera, aceitem minha critica como algo construtivo. Tb já fiz isso abrindo via, não é nenhum pecado, mas é adrenante, rsrsrs....

Atila, as primeiras costuras altas são normais e eu aprovo, é pra isso que serve um clip stick, que na esportiva não é anti-ético.

Falo mais das segunda costuras pra frente. Nem acho que as vias são expostas, o que acho é que em muitas proteções a gente tem que se equilibrar em pontos muito delicados para poder clicar, isso faz que a gente tenha que subir, ficar numa posição delicada, passar a costura, descer e ficar numa agarra boa, subir, clipar e depois continuar escalar, entedeu?

Caroline lais Martins disse...

Boa tarde! gsotaria de usar algumas de suas imagens para um trabalho academico da faculdade San tana , se assim me permitir. muito obrigada.

atenciosamente
Caroline Lais martins

Pedro Hauck disse...

Pode usar, é só citar a fonte