Blog do Pedro Hauck: Palestra sobre a Serra dos Cocais

25 de janeiro de 2010

Palestra sobre a Serra dos Cocais

Paisagem na Serra dos Cocais


A Serra dos Cocais é uma das últimas serras do planalto atlântico paulista rumo ao interior. É uma região de uma paisagem excepcional, seja por conta de seu relevo, onde afloram diversas rochas, quanto por conta de sua cobertura vegetal, onde se mistura a floresta estacional semi decidual, cerrados e individuos relictuais de caatinga.

Para quem gosta de escalar, a Serra é o paraíso dos boulders da região de Campinas. Localizada entre Valinhos e Itatiba, dá pra ver de seu topo os prédios do centro de Campinas e até as chamas da refinaria de Paulínia, não é a vista mais bonita que se pode esperar de uma montanha, mas a proximidade da metrópole dá a importância para sua conservação e também mostra o perigo, pois a cidade está muito próxima.

Apesar de já ser totalmente alterada, a manutenção da economia rural na Serra dos Cocais é muito importante, pois ali existe um ecossistema que é responsável pela manutenção de muita vida, seja por conta de sua biodiversidade, quanto por conta da água das nascentes que irão abastecer as cidades da região. Por isso ali é uma área inapta para a urbanização.

Por conta de todos estes argumentos, no último sábado, dia 23, eu fui a Valinhos proferir uma palestra, na ocasião da criação da Associação Amigos da Serra dos Cocais, para dar força ao movimento que pretender conservar a aludida Serra.

Pretendo nos próximos meses estar publicando um artigo científico com um resumo de tudo o que eu já pesquisei sobre a Geografia Física da Serra dos Cocais para poder dar mais argumentos, reiterando a necessidade da criação de uma APA e ter instrumentos legais contra a expansão urbana e favor de um uso mais apropriado do solo na região.

Enquanto isso, quem quiser ter acesso a outros artigos que eu já produzi sobre a Serra dos Cocais é só ir nos links abaixo:


A Paisagem primitiva da Serra dos Cocais, setor ocidental do planalto atlântico paulista

Campos, matas e mandacarus: A Teoria dos Refúgios Florestais aplicada ao estudo da Paisagem da Serra dos Cocais entre Itatiba e Valinhos - SP.
 

Paisagem na Serra dos Cocais

Este sou eu explicando superfícies de erosão na palestra do sábado.

2 comentários:

nilce disse...

oi!muito bom mesmo,gostei bju

Caio Gomes disse...

Valeu Pedro, mas é que somente meu irmão irá para Curitiba. Então quando ele chegar, falo com ele. Grande abraço e valeu pelo convite!