Blog do Pedro Hauck: Outubro 2009

28 de outubro de 2009

GenteDeMontanha em revista da Argentina



Foi publicada na revista Weekend da Argentina uma matéria especial sobre a escalada que eu, Isabel Suppé e Maximo Kausch fizemos no Illampu, a montanha de seis mil metros mais difícil da Bolívia.

A matéria foi escrita por Isabel, que é alemã, mas mora na argentina e vive de escalar e fazer traduções.

Nesta viagem, não escalamos somente o Illampu, escalamos as quatro montanhas mais altas da Bolívia.

Se quiserem ler meu relato sobre esta expedição, acabei de escrever em minha coluna no Site AltaMontanha.com:

Escalando as quatro montanhas mais altas da Bolívia - Illampu

23 de outubro de 2009

Curso de escalada



Nesta semana eu e o Hilton estamos ministrando mais um curso de escalada no CPM. É meu terceiro pelo clube e o quarto do Hilton, estamos ficando experiêntes em ensinar.

Neste curso damos 4 aulas teóricas, totalizando 14 horas de curso no clube e mais duas aulas práticas em dois dias cheios em dois lugares bem diferentes perto de Curitiba, o Setor 1 de São Luis do Purunã, que é um pico de arenito e o Morro do Anhangava, um local clássico de granito.

Neste pouco mais de 1 ano desde que ministrei o primeiro curso pelo clube, já ensinamos formalmente 20 escaladores e informalmente 5. Com a grana que consigos arrecadar com o curso, que custa R$ 250,00, compramos dois racks completos de equipamento, incluindo costuras, mosquetões, fitas e cordas, além de comprar e manter uma corda nova no Ginásio Campo Base com um Grigri e um mosquetão.

O próximo passo agora é comprar um jogo de friends. Serão 9 peças ativas da HB que se juntarão com o jogo de nuts que já temos. Assim teremos equipos para emprestar para a galera poder escalar no setor 3 de São Luis do Purunã.

Além disso, pretendemos no futuro construir um muro de escalada no clube, para facilitar os cursos e incentivar os sócios a escalar e também à progredir.

Tudo isso foi e continuará sendo feito com nosso trabalho voluntário. Aguardem que para o próximo ano teremos curso de escalada em móvel!

20 de outubro de 2009

Campeonato brasileiro de escalada, eu fui!

Fui pra tirar fotos me pendurar na alturas da Via Aventura e vibrar com as escaladas.

Escrevi um texto super bacana sobre a competição, ele está na minha coluna no Altamontanha.com

Eu só esqueci de contar umas fofocas, mas lá vai:

Fofoca número 1: O Luan Wagner de Oliveira, é tão lóki, que esqueceu de levar sapatilha e cadeirinha pro campeonato, teve que escalar com equipo emprestado.

Luan

Fofoca número 2: Não é só o Luan que é lóki, o Andreas Pauli, vulgo, "Francês", esqueceu de levar uma calça. Explico, ele foi pra competição com uma calça jeans e só percebeu que isso iria atrapalhar ele já na concentração. Ele acabou pegando emprestado uma calça do Carlos Augusto Gouveia, mas ficou ridiculo nele! Podem ver que nas fotos da primeira via ele aparece com uma calça super grande dobrada, mas depois disso ele viu como estava gay e resolveu escalar de jeans. Mesmo assim terminou em terceiro...

Andreas com a calça emprestada!


Só como completar, estou colocando algumas fotos que não foram publicadas no álbum do altamontanha, para a galera curtir, veja:

Cesar Grosso

Cesar Grosso

Cesinha

Cesinha finalizando a via da final

Victor Greipel

Patricia Mattos

Anna Shaw

Anna

Anna

Janine

Janine

Ana Paula Veloso

Ana Paula

Maria Meneses

João Dupuis

Luan Wagner de Oliveira

Cesinha

Cesinha

Cesinha

Victor

Victor

Victor

Jürgen

Andreas "Francês"

Andreas

Olha a calça dele!!

Kiko

Gustavim

Patricia

Patricia

Bia

Anna

Mão da Anna

Janine

Jan

Olha a calça do Andreas!!! cade a calça do Guto??

16 de outubro de 2009

Internet para fazer amigos!



Desde 2002 eu mantenho em conjunto com Maximo Kausch o site gentedemontanha.com, em 2006 comecei a escrever este blog e desde 2008 sou colunista e escrevo matérias no Altamontanha.com.

Durante estes anos todos escrevi muita coisa, muita gente gostou, outros nem tanto... mas isso não importa, o que importa é que por conta destes textos, artigos e histórias, conquistei a amizade de várias pessoas, dentre eles não posso deixar de citar Alessandra Arriada do RS, Parofes de SP e Kaoru Noda do Japão!

Pois bem, eu me tornei leitor do blog do Kaoru por me interessar pela história e cultura do montanhismo japonês, um dos mais tradicionais do mundo. Kaoru que na verdade é de Mogi das Cruzes - SP, foi me introduzindo pelas montanhas do país do sol nascente.

Eis que a vida trouxe Kaoru de volta ao Brasil. Agora ele vive em Manaus, longe de mim, mas por outro lado perto das montanhas mais altas de nosso país! Mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, temos uma admiração mútua. Uma forma que ele fez para me homenagear e dar uma contrapartida aos meus textos que ele gosta de ler, foi dar a mim o seu fogareiro, um Optimus Svea.

Para quem não sabe o Optimus Svea é um fogareiro super clássico que existe há mais de 50 anos! Ele ficou um tempo sem ser fabricado, mas agora a Optimus resolveu relançá-lo.

Para mim é um prazer ter em meus equipos um fogareiro tão clássico e minha maneira de agradecer o Kaoru pelo presente será usar este fogareiro em algumas das montanhas mais altas dos Andes ainda este ano!

Kaoru, muito obrigado, seu fogareiro está em boas mãos!

13 de outubro de 2009

Feriado em Andradas

Andradas é um lugar muito especial, pois tem um estilo que eu gosto muito. Mistura vias de dificuldade média, com um estilo arrojado, com muita colocação de móveis, alguns esticões em lances fáceis e vias de tamanho médio, com mais ou menos 200 metros de extensão.

Neste feriado estive lá com meus amigos do CPM, Ronaldo Montalto, Karla Schmiguel e Edilson "Tchiba". Além deles, esteve lá o Hilton Benke e outra galera muito gente boa, como a Janine Cardoso, o Felippo Croso, Davi Marski, além dos sempre prestativos Pedro Zenetti "Jacaré" e a dona Nice, que cuida do Refúgio do Pantano.

Escalamos nos três dias do feriado, com direito à um dilúvio que nos pegou no meio da parede da via Vulcano, na Pedra do Elefante, no sábado, onde tivemos que fazer um rapel complicado e muito molhado. Escalamos a via Paredão CEAR no domingo, uma via que tem lances de 7a (?), esticões enormes e é super exigente. Na segunda fomos pra Pedra do Pantano e escalei com o Hilton a via Savamu, que é muito bonita.

Ronaldo, Karla, Tchiba e Hilton na base da Era do Gelo.

Tchiba fazendo suas primeiras colocações em móvel.

Ronaldo na Era do Gelo.

O trio Tchiba, Karla e Ronaldo visto desde a Vulcano.

E vem a chuva!

Cachoeiras na Pedra.

Pedra do Elefante debaixo de chuva.

Hilton na chuva.

Chuva e Sol.

Equipos secando da chuva.

Escalando o Paredão CEAR.

Colocação bonita!!

Procurando lugar pra proteger em móvel. Puta esticão essa 4 enfiada da via!

No cume da Pedra.

Hilton no cume da Pedra do Elefante.

Café da manhã animado. Hilton, Karla (de costas), Samantha Chu, Jacaré e Davi.

Se equipando na Pedra do Pantano.

Eu na via Savamu. Foto do Jacaré.

Savamu. Foto do Jacaré.

Janine na Universo Paralelo. Foto do Jacaré.

Janine.

Ronaldo na Monstro do Pântano."

Janine Cardoso escalando a Universo Paralelo na Pedra do Pantano. Foto Jacaré.

Novo companheiro do Refúgio: O levado Toby. Cuidado com os chinelos!!!