Blog do Pedro Hauck: Um montanhista na Adventure Sports Fair

14 de setembro de 2009

Um montanhista na Adventure Sports Fair

Maximo, Fábio e eu

Ontem estive na Adventure Sports Fair, a maior feira sobre esportes de aventura na América latina.

Desde de 2003 que eu não ia nesta feira, pois já naquela época eu notara que cada vez mais a ASF estava se distanciando de quem praticava montanhismo. Nos anos que se passaram eu ouvi a mesma coisa de pessoas que continuaram indo e desta vez constatei que o montanhismo esteve quase ausente.

Haviam muitos stands de grande marcas, mas nenhum de marcas de montanhismo, como Conquista, Kailash, Solo etc... Certa vez, falando com o Fábio Monroe, proprietário das Botas Nômade, ele me disse que era muito caro ter um stand nesta feira e isso tornou sua participação inviável.

Neste ano aconteceu que fora empresas grandes, como a FIAT, Troller, etc... houveram poucas empresas pequenas. Por outro lado, houveram muitos stands governamentais, como o da Argentina, que está investindo muito no Ecoturismo.

Também esteve presente a ABETA, a Associação brasileira de empresas do Ecoturismo e isso mostra que o turismo de natureza está em alta e que pessoas leigas tem hoje bastante acesso à lugares onde antes era privilégio de poucos.

2009 é um ano ainda marcado pela crise mundial, mas as empresas do meio precisam realizar negócios para conseguirem se manter. O público geral tem grande interesse, mas infelizmente quem pratica está um pouco desinteressado, até por que faltaram atrativos para eles.

Espero que em 2010 a feira volte a crescer e que a organização viabilize uma maneira de que empresas pequenas voltem a ter um espaço lá dentro. Fora isso, que as lanchonetes cobrem menos pela comida e bebida (porque lá dentro era muito caro!) e que os expositores se interessem em anunciar no altamontanha, pois estamos precisando!

Interior da Feira

Palestra da Janine

Um comentário:

Parofes disse...

Se tu tivesse avisado que iria, iríamos juntos!
Acabei indo no sábado, um dia antes. Assisti a palestra do Elias (extremos.com.br) e só isso cara!
Também me decepcionei, e estou terminando de escrever um post pro blog falando praticamente as mesmas coisas que vc falou!
Abs