Blog do Pedro Hauck: Chochis, o arenito pouco conhecido de Santa Cruz - Bolívia

25 de agosto de 2009

Chochis, o arenito pouco conhecido de Santa Cruz - Bolívia


Na estrada que liga o Brasil à cidade de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia há, a cerca de 250 Km da fronteira, um lugar muito bonito e pouco conhecido pelos brasileiros, Chochis.

Trata-se de uma grande concentração de morros residuais de arenito vermelho, cuja formação geológica desconheço, mas que se parece muito com nossa formação Botucatu, dos arenitos que formam a Cuesta onde fica o Morro do Cuscuzeiro, um dos lugares que mais escalei em minha vida.

Se o arenito de Chochis for o mesmo, ou parecido com o arenito do interior de São Paulo (que eu acho que não é, pois ali deve ser um outro Craton), isso significa dizer que esta região é um paraíso da escalada, pois os afloramentos rochosos são muito grandes e bonitos e bastante fendados.

O destaque fica para um morro testemunho, aos moldes do que é o Cuscuzeiro, mas mais delgado e mais alto, que fica dentro de uma propriedade de Igreja.

Não sei se lá em Chochis há vias de escalada e nem sei se alguém já se aventurou por lá. O fato é que o local é bonito e perto e fica então o convite para o escalador aventureiro que queira viajar e conquistar vias em lugares pouco conhecidos e exóticos. Eu acho que vale a pena explorar!

Acordando de manhã após acampar ao lado da estrada.

Paisagem de Chochis.

Morro testemunho de Chochis.

Mais da paisagem de Chochis, note as paredes atrás.



O morro tem cerca de 100 metros.



Atravessando os trilhos do trem da morte!

Não sei como foi acontecer isso!?

Um comentário:

Thais França disse...

Oi, Pedrinho!!!!
E aí, como vc tá! Sperbeijo, saudade, e vê se quando estiver por Itatibinha me mostra fotos :)
Conheci sua irmã Iluá esses dias e falamos de vc. Fora que, com seu pai na prefeitura, fica difícil não perguntar "E o Pedro, como está?

Aqui, estamos sempre torcendo por vc.

Bjos,
Thais (irmã da Elissa)