Blog do Pedro Hauck: Tempestade no altiplano

28 de julho de 2009

Tempestade no altiplano


Cordilheira ocidental nevada, algo raro nessa época do ano!

Regressando em La Paz e acompanhando os blogs e recebendo emails de meus amigos, reparei que esta temporada de escalada está um tanto quanto comprometida pelas anormais chuvas de inverno.

Pois bem, o mês de Julho também é a alta temporada de escalada na Bolívia e por aqui o tempo está muito estranho...

É normal nesta região dos Andes termos dias frios, mas sem nuvens. Entretanto em uma semana nevou muito por aqui, ao ponto do altiplano ter ficado branco.

No dia em que eu e o Max fizemos cume no Sajama aconteceu uma das piores nevascas por aqui. No dia seguinte, quando dirigíamos à La Paz pela Pan Americana, vimos aquela paisagem desértica do altiplano virar uma tundra, veja as fotos!


A cordilheira ocidental toda nevada!



Quem acompanhou este blog, viu estas duas montanhas (Payachatas) quase negras. Tá certo que isso já derreteu, mas é muito anormal ver o Parinacota e o Pomerape brancos.



Pan americana nevada próximo à Patacamaya



Isso não era assim na ida!



Muito frio!!!



El Alto branco!!


Agora mudando de assunto...


Muito astral a feira na periferia de El Alto, mesmo com frio, se vende e se compra de tudo!



Muita bagunça e muita barganha!



Achei muito engraçado e triste isso. Falei muitas vezes que a Bolívia melhorou muito estes anos... Mas eles precisam melhorar muita a higiêne. Ficar doente por aqui ainda é normal e muitos lugares não tem sequer um chuveiro para tomar banho, como é o caso da cidade de Villa Sajama. Lá não tem nenhum chuveiro!!!!



O tradicional e o moderno. Apesar de resistir à modernidade, aos poucos os costumes indígenas vão ficando para trás. Mesmo assim a Bolívia continua sendo um destino pitoresco.

Um comentário:

Parofes disse...

Condordo...Bolivia, minha paixão! ahahahahah
Cara, Parinacota e Pomerape branquinhos....lindos!
Ah, estive aí 3 meses atrás e o gelo do Parinacota estava lindo cara! Mas sem neve na base...Depois te mando a foto (a única que sobrou depois de eu perder tudo no pen drive he he he)
Abraços