Blog do Pedro Hauck: Parindo conhecimento

8 de maio de 2009

Parindo conhecimento

Muito oportuna foi a postagem do meu amigo Luciano Fernandes, dono do blog de escalada, que me colocou como a "mãe" de uma dissertação de mestrado. É dela que vou falar hoje.

Vim morar em Curitiba há dois anos atrás com este objetivo e agora, través da orientação do Professor Everton Passos, estou finalizando este projeto bastante ousado.

Muitos admiram as paisagens, como um cenário lúdico do meio natural, mas poucos sabem a real origem dos quadros de natureza., aquilo que se convenhou a chamar de "Paisagem" que é para a Geografia Física o conjunto dos elementos que compõem o meio, biótico e abiótico que se repete em equilibrio e tipicidade dentro de um território.

Classificamos paisagens em escalas: A mais generalizada são os domínios, e a mais local é o ecossistema, que ocorre pontualmente, regionalmente e linearmente. Muitos confundem o bioma com o domínio. Este último, entretanto, é muito mais completo, sendo que o bioma é resultado do equilibrio das forças físigráficas em pequena escala, da seleção genética que existe ao longo do tempo geólogica na manutenção e alteração das condições físicas impostas pelo clima, relevo, solos.

A alteração destas condições imprimem grandes mudanças nos tecidos geoecológicos. E isso aconteceu em nosso país há muito pouco tempo atrás.... É disso que se trata minha pesquisa.

Foram dois anos de dedicação apoiados em sete de experiência na temática, já que desde quando conclui meu estágio na Fundação do Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato no Piauí, me interessei em saber a origem das coisas e posso dizer que assim como a astronomia, quando olhamos para a paisagem, estamos olhando para o passado.

Hoje entreguei a dita cuja para o Programa de Pós Graduação em Geografia. A defesa ocorrerá no final deste mês, ou no princípio do próximo, divulgarei a data quando tiver certeza...

Estes últimos meses foram muito cansativos, realizei viagens e escaladas, algumas das quais mal pude divulgar aqui devido à falta de tempo. Vou colocando os assuntos em dia aos poucos, entretanto não nego que minha vontade agora é me cansar ainda mais... ou seja, escalar....

Bom, é isso. Vou nessa pegar a estrada, nos falamos pelo caminho...

4 comentários:

Eliza disse...

Caia na estrada, esqueça os problemas, esteja sempre aberto para novas aventuras, se entregue a liberdade, viva cada minuto, intensamente. Não veja apenas as paisagens, sinta, compreenda, se entregue.
Ao final da estrada verá que até os momentos críticos valeram a pena. Espero ansiosamente por notícias, boas notícias.
Com um pouquinho de saudade e na torcida, Eliza.
Bons ventos...

Parofes disse...

É isso aí, a Eliza já disse tudo. Aliás, aproveito a oportunidade pra te desejar novamente boa sorte na defesa!
Abrazos

tacio philip disse...

Quanta embromácea!!! Escale mais e fale menos!!! Essa semana promete ;-)

Vivian disse...

Ninguém mais do que eu torço pela finalização de mais essa etapa... não é a primeira e não será a ultima...mas é especial!!! Espero poder acompanhar todas as outras que vierem...mas agora bem mais de perto!!! Você sabe!!! bjs