Blog do Pedro Hauck: O dia da montanha de Campo Mourão

31 de maio de 2009

O dia da montanha de Campo Mourão

Pessoal da CNOPAM entre eu e a Andressa


Fui convidado a abrir o dia da montanha de Campo Mourão, cidade que fica a 400km de Curitiba no interior do Paraná. O evento foi realizado pela CNOPAM, Clube Noroeste Paranaense de Montanhismo.

Mesmo sem ter montanhas na região, é surpreendende saber e ir trocar experiências com pessoas em locais distantes que se organizaram e buscaram fazer o montanhismo, mesmo que para isso eles tenham que empreeder longas viagens. A CNOPAM, que foi fundada pelo Wilson Baptista Alves "Guga", é um clube novo, mas consegue realizar eventos, viagens e até mesmo consegue apoio para abertura de vias e outros projetos.

Na região de Campo Mourão, onde o clube está localizado, não há afloramentos rochosos expressivos para a abertura de vias. Isso não foi problema para eles começarem a escalar. O CNOPAM fez um projeto e junto com uma pedreira desativada, proporam a recuperação ambiental da área utilizando como proposta a abertura de vias de escalada nos paredões e a realização de paisagismo na parte interna da ex. pedreira.

Ele conseguiu que uma empresa pagasse o transporte de muitos caminhões de terra para poder reflorestar a parte interna da pedreira, que receberá mudas na primavera, depois da época das secas. O proximo passo será a transformação da pedreira em um parque público para lazer.

Para mim foi um grande prazer e um orgulho poder vir a Campo Mourão realizar esta palestra e conhecer os integrantes deste clube que são um exemplo em determinação e comprometimento com o montanhismo. Espero que eles tenham gostado de minha palestra, que foi sobre a história do montanhismo, enfocando os acontecimentos históricos e suas influências na evolução das técnicas, equipamentos e da mentalidade e ética de subir montanhas.

Gostaria de agradecer à Andressa Zanlorenzi, sem a qual não teria sido possivel este intercambio, já que ela me convidou e com ela eu vim para Campo Mourão. Andressa é Secretária da CBME e da vice presidente FEPAM e ela tem realizado importantes contatos e aproximado os mais distantes clubes de montanhismo do interior do Paraná com os da capital. Também está muito empenhada na aproximação da Federação com órgãos público e é responsável pelo bom momento de nossa atividade, assim como a valorização da cultura do montanhismo no Paraná. Parabéns à ela e também à CNOPAM.

Praça central de Campo Mourão

3 comentários:

Kaoru Noda disse...

Excelente Pedro, saber que mesmo distante de tudo, esse grupo batalha por um ideal e coloca as montanhas bem próximas deles.
Agora mais do que nunca, acredito nesse nosso mundo das nuvens.
Parabéns a você e ao grupo.

Kaoru Noda

Wilson disse...

Grande Pedro

Ficamos lisonjeados pelos comentários, agradecemos muito sua presença e da Andressa aqui, agradecemos a ótima palestra proferida, e estamos à disposição no que for necessário para auxiliar os demais clubes e a FEPAM ou qualquer outra atividade ligada ao montanhismo e escalada. VLW mesmo abraços.

Caio Gomes. disse...

E ai Irmão, como está? To aqui pra te pedir um favorzão. Divulgue pra mim essa Rifa que estou fazendo pro meu irmão. Se puder, agradeço. Abração lk. No meu blog tem as infos.