3 de fevereiro de 2009

Seletiva neste fim de semana

Neste fim de semana ocorrerá a seletiva juvenil para o campeonato mundial de escalada na França. A expectativa da garotada é muito grande, pois os melhores irão participar da seleção brasileira e vão ter a oportunidade de rebecer treino e todo o apoio para irem competir na Europa.

Hoje as inscrições foram encerradas. Conversei com o Luisão da AEEP e ele disse que o campeonato terá muitos participantes e de vários estados, o que pela primeira vez representará um campeonato brasileiro, já que os brasileiros master são sempre regionalizados, ou seja, participam os atletas que moram nas cidades sedes, pois poucas pessoas viajam para competir.

Isso mostra que quando há premiação e incentivo, as pessoas competem. Infelizmente o brasileiro dos ultimos anos foram muito fracos de apoio e isso resultou em um retrocesso na escalada de competição que este projeto visa dar a volta por cima e estabelecer uma nova era na escalada. Sorte dos jovens escaladores terem gente como a galera da AEEP, Luisão, Rodrigo, Anderson e tantos outros que estão trabalhando para que no futuro a escalada brasileira seja melhor do que esta que a minha geração encontrou.

Prévias

De antemão posso citar alguns escaladores jovens que tem grande talento e que podem vir a ser os melhores do futuro. Nisso, primeira coisa que me vem à cabeça são os escaladores da pequena Campo Alegre - SC, na minha opinião os melhores escaladores juvenis que já vi escalar: Jonas, Andreas, Jürgen e turminha. A galera da Associação local "Pé na Agarra" está de parabéns, pois transformou uma cidade de apenas 10 mil habitantes na capital da escalada do Brasil, sim, pois em Campo Alegre a escalada está entre as atividades mais populares entre a garotada. Por causa da popularidade, a prefeitura irá erguer um ginásio para eles treinarem e todos os campo alegresenses irão treinar de graça!

Em seguida posso citar alguns nomes de Curitiba, dentre eles meus parceiros de corda no ginásio Campo Base, Luan Wagner e André Sass Braga, o Deco. Estes guris escalam muito e estão muito dispostos. No ano passado Luan foi campeão do iniciante paranaense e o Deco vice no Amador e terceiro no Open Brasil. Outro talento da cidade é o pequeno Caio Lopes que treina na Via Aventura e já participou do mundial juvenil.

Outros juvenis conhecidos vem para Curitiba participar, como a Ana Paula Veloso de SP, terceira colocada no brasileiro master do ano passado e segundo no SP Open de Boulder. Ela tem grande talento e tem tudo para evoluir ainda mais e fazer bonito em campeonatos gringos. Outra pessoa que acho que vem é o Felipinho, que participaria da categoria Junior. Ele é um grande ícone para a maioria dos garotos, que vêem nele um exemplo a ser seguido.

Então é isso, sábado e domingo, primeira seletiva brasileira para o campeonato mundial de escalada. Apareçam na Via Aventura para ver o futuro da escalda!

Deco e Luan de Curitiba.

Andreas Pauli de Campo Alegre.

O ginásio Via Aventura, com uma estrutura exemplar, será sede novamente de um campeonato de escalada.

Nenhum comentário: