9 de dezembro de 2008

Quer começar em Alta montanha?

Eu no cume do Plata em 2000 com apenas 18 anos! Expedição por conta própria, sem guia, sem dinheiro, sem mula, sem experiência, sem informação, sem equipamento. O começo de tudo! Minha primeira montanha andina.


Muitas pessoas me procuram para pedir dicas de onde começar na escalada em alta montanha. Minha resposta é uma só: Cordón del Plata.

O Cordón del Plata é uma serra cheia de montanhas, desde a cota dos 3 mil metros até 6.000, que é a altitude de seu ponto culminante, o Cerro Plata.

Por se tratar de um lugar com tantas montanhas que fazem literalemente uma escadinha, o Cordón del Plata é excelente para se aclimatar e também ter uma primeira experiência em alta montanha.

Outra vantagem do Cordón, é que os acampamentos não são muito distantes um dos outros e aquelas penosas caminhadas de aproximação se tornam mais tranquilas.

Agora, o melhor de tudo é que não é preciso pagar nenhum permisso para escalar lá, o que torna o Plata bem mais acessível que o inflacionado Aconcagua, que dá pra ser avistado de lá, assim como outras montanhas da região, como o Tupungato.

O Cerro Plata foi minha primeira alta montanha. Escalei ela junto com meu amigo Maximo Kausch em Fevereiro de 2000, quando eu tinha apenas 18 anos. Fui com nenhum conhecimento e lá foi o principio de tudo pra mim.

Não vou ficar repetindo palavras daquilo que já está escrito. Deixarei alguns links com mais fotos e dicas para quem se interessar em fazer esta escalada já agora neste verão. No meu site, o Gentedemontanha já muita coisa a respeito desta montanha. Conheçam, se planejem e visitem que vale a pena:

História: A Odisséia Austral
Fotos: Cordón del Plata em 2000
Fotos: Cordón del Plata em 2004
Artigo: Cordón del Plata, uma boa experiência em montanha

O Cerro Plata, nevado ao fundo. Ponto mais alto com 6000 metros

Nascer do sol no ataque ao cume do Plata

O Acampamento mais alta: La Ollada a 4600 mts

Nenhum comentário: