Blog do Pedro Hauck: Hamburguer agora é subway!

14 de dezembro de 2008

Hamburguer agora é subway!

São Luiz do Purunã é um dos lugares que mais gosto de escalar e na minha opinião é o diferencial que o Paraná tem a oferer quando o assunto é escalada esportiva.

Ontem estive no setor 1, que é o mais popular, onde pude matar a saudades de algumas das vias mais lindas do local, como a Pink Floyd, Ilusão de ótica, Sangue, Via do tetinho, Bocó e também pude escalar pela primeira vez uma via que achei maravilhosa, a Tome Leite, um 7b difícil com dois tetos alucinantes e movimentos de muita força e técnica.

Depois de escalar tudo isso com meus amigos Hilton, Otaviano, Juliano, Karla, Eliza, Atibaia e Ronaldo, de saideira, fui tentar a então Hamburguer, um 7b negativo de resistência.

Entrei na via e empaquei no crux. Tentava, tentava, mas estava muito estranho. Eu escalava esta via com relativa facilidade, inclusive nem achava que ela fosse um 7b, mas ontem a via estava muito estranha e não lembrava como eu fazia antes para passar aquele crux.

Alguns outros amigos vieram mais tarde e ficaram olhando minha perrengue, foi aí que eu descobri que a agarra chave da Hamburguer tinha caído e agora ela não é mais um 7b.

Com esta mudança, para se passar o crux é preciso dar um dinâmico para alcançar uma agarra abaolada acima da chapeleta, que não dá pra proteger de baixo. Eu, que tenho uma estatura mais baixa, tenho que dar um bote para alcançar esta agarra, que não é lá das melhores. Resultado: Não fiz a via... por enquanto!

Uma das dificuldades do novo crux ficou a grampeação, pois você precisa dar o bote e pegar uma agarra acima da chapeleta. Se errar, vai levar uma queda enorme, chegando na altura da primeira ou segunda proteção... Ou seja, além e um desafio técnico, a nova Hamburguer tem um desafio psicológico muito forte.

O Snakinho, que deu os betas da nova via e me avisou da queda da agarra, tá achando que a via agora é um 7c difícil e tá sugirindo que a via tenha agora um novo nome, já que está bem diferente do que era. A sugestão é "Subway" por que agora quem for tentar a via não pode ter gordura... Veja como ficou nas fotos:

Panorâma da Subway: O drama!

Tentando o bote: + ou - uns 1,20 mts!

Distância da próxima proteção

3 comentários:

Eduardo disse...

Já havia presenciado tal fato. Realmente ficou mais difícil. Sobre o grau, já que nunca foi muito bem aceito o 7B, comentamos que agora com certeza pelo menos 7B é. Com relação a mudança de nome, isso é sério?? Um abraço a todos..... Eduardo Cabral

Pedro Hauck disse...

Da próxima vez que eu for pra SLP, vou equipar essa chapa por cima e vou tentar o bote com menos pressão psicológica. Vou ver como vai rolar... Dizem que grau é dado à vista. Se for, pra mim é 7c, pois 7b é um grau que eu mando e essa via não rolou à vista não! Sobre o nome, a sugestão é do Snakinho, mas mudar assim, só depende do conquistador.

Valerio disse...

ehehe.. faltaram uns videos dos botes.. :D