Blog do Pedro Hauck: Folha de Coca não é droga

5 de dezembro de 2008

Folha de Coca não é droga

Meu companheiro de escaladas carioca, mas residente em Minas, Atila Barros, escreveu um excelente artigo sobre a folha de Coca com informações que nem eu imaginava. Trata-se de uma verdadeira pesquisa sobre a História da Coca, de sagrada a odiada.

A folha de coca, para quem não sabe, não é droga, não é alucinógena e não faz nenhum mal, apenas bem à saúde. Ela tem efeitos analgésicos, por isso os bolivianos que trabalham pesados nas minas do país mascam tanto esta folha. É devido este poder análgésico que em filmes de ação você vê a polícia colocando o pó refinado na lingua, para ver se ela amortece e comprovar se aquilo é cocaína.

Pois bem, a Coca é uma planta Andina, que foi domesticada a milhares de anos e se difundiu bastante na época dos Incas.

A Cocaína é um produto estraída da Coca, mas para isso é preciso fazer um refino. A diferença é comparável entre você ter a flor da Papoula e o ópio: Uma coisa vem da outra, mas são coisas diferentes.

Infelizmente esta cultura milenar sofre muito com os governos dos países andinos, que sem conseguir controlar o tráfico e nem o refino, eles coíbem o plantio da erva, prejudicando milhares de pessoas que nada tem a ver com a droga.

A folha de coca é muito usada no meio do montanhismo. Pois seu efeito analgésico amortece as dores de cabeça ocasionados pela altitude, é um santo remédio ao chamado "Soroche".

Eu já bebi muito chá de coca e masquei muita folha. Tenho comigo uma caixinha de chá industrial que trouxe da Bolívia em casa, que tomo quando tenho dores de cabeça.

Sugiro que leiam o excelente artigo do Atila no Altamontanha e aprendam mais sobre esta magnífica erva e sua história interessantíssima:

Folha de Coca

Mineiro boliviano no interior da mina de prata de Potosi masca coca para aliviar o cansaço de seu trabalho

Mineiro boliviano mascando coca

Marcio Carrilho em frente a barraquinhas de venda de folha de Coca no centro de La Paz durante nossa viagem à Bolívia no ano passado.

6 comentários:

Parofes disse...

Vi isso de perto!

Concordo plenamente! Folha de coca não é droga!
Também estive na Mina de Posoti e vi todos os horrores e péssimas condições de trabalaho em que os trabalhadores atuam...
Sem as folhas de coca, seria mais difícil ainda respirarem lá dentro...
O chá é uma delícia, ajuda com a altitude...
Não a difamação da folha da coca!

Rodrigo disse...

Concordo também! Aqui no brasil há ainda um preconceito muito grande quanto a esse assunto. Estou tendo uma dificuldade tremenda para encontrar a folha assim como a semente! Alguém sabe como conseguir? Alguém pode em ajudar?

Bruno disse...

A folha de coca encontra-se no rol de substâncias proibidas pela ANVISA, isto é, é considerada droga pela entidade.

segue o link:

http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/controlados/lista_especial_IV.pdf

ScloRAh disse...

A Anvisa só não é a agência mais incompetente do Brasil porque existe a Anatel.

Guilherme Lourenco disse...

eu compro farinha de coca( folhas desidratadas e moídas) de uma empresa no perú(pago os devidos impostos de importação) e revendo aqui no brasil. chega pra mim por correio e com carmbo de liberação da ANVISA. anuncio pacotes de 100gr no mercadolivre e tenho boas vendas desse produto.

pra quem se interessar, o link é este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495561256-farinha-de-coca-harina-de-coca-_JM

Viajante disse...

Parabéns! Gostei muito do seu blog.

Temos um blog com relatos de viagens também e gostaríamos de convidar para dar uma "viajada" por lá... é Muita Viagem! =)

Muita Viagem - blog com relato de viagens