Blog do Pedro Hauck: Calor avassalador!

25 de outubro de 2008

Calor avassalador!

É galera, a temporada de montanhismo acabou, pelo menos para mim. Não é frescura, mas se há algo que acaba comigo é calor e sol forte. Esta combinação, resultado do tipo de tempo que começa a predominar a partir desta época do ano, me provoca dores de cabeça insuportaveis que resultam em náuseas...

Hoje aproveitei o convite de amigos do CPM, Marcelo Brotto, Rafael Völtz, Pacheco, Alfredo, Camila e Lourdes e fui conhecer uma montanha nova para mim, o Capivari Mirim. Trata-se de um monte com cerca de 1600 metros de altitude. O acesso é fácil, pela própria Rodovia BR 116 na altura da represa do Capivari. Na beira da estrada deixa-se o carro e já começa a caminhada.

São apenas 5 Km de subida até o topo e 700 metros de desnível. Nada mal! Da estrada nem parece tanto. Apesar do desnível abrupto, a caminhada é fácil e rápida, pois a montanha é quase inteira recoberta de campo, o que também é um problema sério.


Andar nos campos é gostoso quando está fazendo frio. Com o sol forte, não há onde se esconder e este foi o problema da subida...


A idéia, já que a subida era fácil, era de fazer boulder nos blocos que existem no cume. Acabou que levei meu crash pad para passear, pois a maior parte do tempo fiquei com a cabeça explodindo de dor.


Sem condições de caminhar, fiquei no cume do Capivari Mirim, tentando uns boulders e também sendo castigado pelo sol. O grupo se dividiu, comigo ficou a Camila, Lourdes e o Alfredo e os guris mais animados foram abrir mato para chegar até o topo do Capivari Médio, uma montanha vizinha.


O tempo em que ficamos esperando gastamos procurando alternativas de não cozinhar, mas isso foi inevitável. Até cheguei a fazer uns boulderes, muito bons por sinal, mas não deu...


Por fim a experiência valeu a pena para conhecer um lugar novo e mostrar que daqui em diante, terei que tomar mais cuidado com o tempo. Chuva? Ah, isso não é nada... Agora o problema será a falta dela. Aliás, só pra terminar esta postagem. Ainda é sábado e advinham? Está chovendo em Curitiba! É o 11. fim de semana seguido com chuva! Menos mal que agora está calor!


Na subida com o crash pra passear!
Os blocos no topo do Capivari
Vista do cume para a Serra do Ibitiraquire
A Serra do Ibitiraquire, ao fundo, Ibitirati (esquerda) e Ciririca (direita). Em frente à esquerda, Ferraria e mais à frente Guaricana.
Sinais da primavera.
Nem tudo foi perdido, este foi um dos boulders bons!

3 comentários:

Neudson disse...

Sou completamente louco por boulders, mas aqui no Ceará ainda temos poucos lugares explorados.
Essa é uma das coisas que quero fazer, explorar os boulders do estado, que eu tenho certeza existem em abundancia.

Valeu pelo comentário de incentivo no blog, Pedro. Vou colocar seus sites nos links...

Parofes disse...

É Pedrão...

Agora aqui em SP tbm faz calor, muito calor!
Acho que deve estar uns 32 ou 33 graus agora.
Daqui pra frente é isso.
Só quero ver o tempo no fds que vou pra montanha em algumas semanas, espero vento e frio.
Pelo menos nisso a altitude irá ajudar he he he
Abraços

tacio philip disse...

Fala Pedro!!! Aqui ta F*** o calor também, ontem (Sábado) subi caminhando o Bau e Ana Chata lá em SBS e estava muuuuito quente! E por falar nisso, vi sua assinatura lá no livro no abrigo do Eliseu :-)
E aproveitando o post, é naUsea, não naLsea! ;-P

Ah! Ano que vem vamos fazer uma via lá no Garrafão, 5º A2 D5, vc ta intimado!