Blog do Pedro Hauck: Escaladas em Juiz de Fora

17 de agosto de 2008

Escaladas em Juiz de Fora

A caminho do Rio, saindo do Caraça, passamos por Juiz de Fora, onde o Tacio tinha uma amiga que por 6 anos se conheciam pela internet, mas nunca se viram pessoalmente. Quando ele viu no mapa por onde íamos passar, veio então a oportunidade de poder conhecer as escaladas desta cidade privilegiada.

Chegamos em Jotaéfe (JF, como o povo local chama a cidade) por volta das 17 horas de sexta, com a cidade bastante movimentada por conta de uma parada Gay que ia acontecer lá um dia depois. Os Hoteis estavam lotados! Se fossemos sortudos, chegaríamos na cidade nas vésperas de um concurso para Miss JF (que cidade pra ter mulher bonita!), mas encontro Gay é lei de Murphy.

Pouco mais tarde nos encontramos com a Marina, amiga do Tacio. Ficamos conversando num barzinho até o ex. dela chegar, era "o cara" da escalada em JF, Eurico. Juntos fomos comer uma pizza num lugar muito improvável, distante do centro numa chacrinha escondida, ótima pizza e cerveja artesanal, até eu bebi, menos o Eurico que assim como eu, odeia cerveja, mas um pouco mais radical, até estas artesanais diferentes.

Acabamos ficando num Hotel no centro velho, lugar simples mas limpo, se bem que acho que deve servir mais como Motel lá naqueles lugares da cidade...

No dia seguinte nos encontramos com o Eurico que nos levou à Pedra do Retiro, distante 20 minutos do centro da cidade. O lugar é muito privilegiado para escalada. Tem vias de até 180 metros e muito lugar ainda virgem esperando conquistador. No horizonte, pipocam montanhas rochosas, muitas delas o Eurico ainda nem tinha tido tempo de ir visitar, pois lá tem muita coisa ainda pra ser escalada e ele não teve tempo ainda de fazer tudo.

Depois de entrar em algumas vias, que fizemos muito rápido, pois estamos muito bem entrosados, acabamos sem querer ir escalar a via mais dificil do morro, um 9a que eu achei que fosse um 7b. O Tacio entrou primeiro e eu fiquei xingando ele quando ele caia logo no começo. Quando eu entrei, percebi que a via não era o que eu esperava. Cheguei no terceiro grampo e não consegui mais passar. Via muito dificil, toda negativa com agarras pequenas e pegas invertidas, são movimentos de boulder um seguido do outro...

Já era tarde e precisávamos pegar a estrada. Nos despedimos do Eurico e seus amigos com a certeza que um dia vou voltar à JF, pois ainda tem muita coisa a ser feita na cidade. Só na Pedra do Yungue, que fica lá perto, há como 60 vias!

De Juiz de fora fomos até Leopoldina na BR 116 e de lá até Além Paraíba, onde pegamos uma estrada errada. Acabamos andando 250 Km para sair de JF e vir até Nova Friburgo, onde estamos agora. Demoramos demais e só chegamos de noite, cansados, por isso ficamos na cidade hospedados no albergue da juventude.

Daqui estamos indo para o Parque Estadual dos Três Picos, onde fica a montanha mais alta de toda a Serra do Mar, o Pico Maior. Lá fica a via que vamos escalar amanhã, a Leste, uma via de 700 metros de altura que já foi a maior do Brasil.

Estamos indo hoje para a montanha. Vamos fazer a aproximação e bivacar na base, como fizemos no Pico do Baiano. A Leste é uma via muito tradicional, há anos quero escalar ela. Vamos ver como vai ser...

Vista da Pedra do Retiro

Tacio escalando uma das vias

No Horizonte, mais rochas...

Tacio guiando uma via.

Para ver mais fotos, veja o Site do Tacio: www.tacio.com.br

4 comentários:

sueli disse...

Pedro Hauck, li varios relatos das suas aventuras e viajei contigo nas diversas escaladas! Nao sou escaladora, nem ao menos esportista, apenas gosto de viajar e fazer trilhas soft, pois gosto é de ficar em contato com a natureza... Li e reli o relato da sua viagem ao NOA e Atacama, pois no final do ano irei com meu marido, quero passar na ruta 40. Tive uma aula de Geografia e Historia! Obrigada, lembrarei dos comentarios que fizestes sobre a vegetacao local.... Olha, voce é uma pessoa iluminada no sentido de querer e poder fazer algo que gosta. Parabéns pela sua força e determinacao.
Abracos e boas montanhas pra ti.
Sueli Hioka
http://suelih.multiply.com/

johny disse...

ow...
pegou os croquis de tudo isso para mostrar depois?
[]s

Gisa disse...

então..JF tem muita mulher bonita...eu sou de lá uai!
rsrsrsr
Bão d+ os relatos

infor_seg disse...

seja bem vindo, quando quiser vier a JF novamente entre em contato que eu acompanho vc no Yunge.
valeu....
MSN: pregnolatti@hotmail.com