Blog do Pedro Hauck: Setembro 2007

14 de setembro de 2007

Video sobre a Expedição Kollasuyo 2007

:: Leia os relatos da expedição Kollasuyio desde o começo

Hoje perdi o dia editando este video que fiz com as imagens que capturei com minha máquina fotográfica durante a Expedição ao Kollasuyo.

Para quem não sabe Kollasuyo era uma unidade política do Tawantisuyo, que era o Império Inca. Em Quéchua Suyo significa "região", Tawa, "quatro" e kolla "sul". Era isso o que era o império, "quatro regiões" Chinchaysuyo, região norte, Antisuyo, região leste, Contisuyo, oeste e Kollasuyo sul.

Hoje o território do Kollasuyo compreende a Bolívia, Chile e Argentina. Foi exatamente estes lugares por onde eu e meu amigo Marcio Carrilho estivemos nos meses de Julho e Agosto deste ano.

A viagem foi de carro, como vocês verão, no caminho escalamos quatro montanhas, a última, o Huayna Potosi de 6088 metros foi escalada da base ao cume do cume à base em 16 horas!

10 de setembro de 2007

Feriado na Serra do Mar

Nunca tinha tido uma experiência como esta. Aqui no Paraná fazer uma escalada ou subir uma montanha na Serra do mar é um programa para qualquer hora, literalmente!

Pois não que neste feriado saí a 1 da madrugada para acampar no cume do Tucum, uma das montanhas mais altas do Estado?

Para mim é muito interessante poder conciliar a vida na cidade com estas regalias montanhísticas, em que outra metrópole eu poderia fazer isso?


O fato é que a Serra do Mar é realmente "selvagem". Eu era meio cético quanto a isso, mas é verdade, aqui ainda existe onça pintada e anta, os maiores mamíferos do continente.

Enquanto caminhávamos em direção ao Tucum, o Hilton, meu companheiro de roubadas, me alertou para um cheiro forte no mato:

_ Aqui, o Élcio o Johny (outros amigos) e os piás já encontraram uma onça.

Ele me relatava uma história...

_ Está sentindo o cheiro? É o cheiro da onça!


Era realmente um cheiro de gato, ou melhor de xixi de gato, só que bem mais forte.

Não vi onça, não ouvi nada que me desse certeza que o bicho estava lá, mas estava...

... no dia seguinte, quando desci, nada de cheiro de xixi de gato. O bichano já devia estar longe.


Nossa acampamento na Serra do Mar. Eu e minha barraca, já quebrei uma vareta na estréia. Hilton com o Monte Ciririca ao fundo. Cume do Tucum e ao fundo avista-se o Pico Paraná, a montanha mais alta do Estado. Vista do cume do Tucum para o cume do Camapuã, se observarem bem verão que tem gente nesta fotografia, ou seja, não subestimem as montanhas verdes da Serra!