Blog do Pedro Hauck: Estrada da minha vida

12 de julho de 2007

Estrada da minha vida


Ontem saímos de Cachi e viemos dormir em La Poma, um vilarejo esquecido no meio do vale do Calchaqui.

A estrada serpentea as orilhas do rio, um lugar fantástico com muitas montanhas, muitas delas vulcoes, como os Gemelos (Gemeos) um dos quais pretendemos escalar hoje.

Infelizmente nao consegui transferir minhas fotos para este computador para mostrar este lugar tao bonito e pitoresco. Mas tudo bem, fica para a próxima postagem.

Ontem, quando eu olhava o mapa do vale, me dei conta de que esta estradinha de terra pela qual estávamos andando era a famosa ruta 40, a qual já conheco de longes temps.

A ruta 40 é a maior estrada da Argentina, com 5.000 km de extensao. Ela sempre beira o sopé da cordilheira dos Andes, indo desde a fronteira com a Bolívia até o estreito de Magalhaes. Esta estrada foi construida em 1935 é bate vários recordes, entre eles ela é a estrada mais alta da América, atingindo os 4900 metros aqui perto, na abra del Acay. De acordo com a vialidad nacional (estatal responsável pelas estradas federais argentinas), la tem 236 pontes, toca 13 grandes lagos, dá acesso a 27 passos fronteiricos, 20 parques nacionais e cruza 18 importantes rios.

Esta estrada entrou para minha vida em 2000, durante a Odisséia Austral, quando cruzamos a 40 na Província de Santa Cruz de carona. Nesta oportunidade, ficamos 3 dias esperando um carro passar, vimos uma pegada de Puma e numa certa noite vimos a estepe patagonica virar tundra!

Na segunda vez que andei por esta estrada, em 2002, eu estava voltando da Bolívia e fui de onibus de La Quiaca (fronteira) até a quebrada de Humahuaca. Nao foi nada dramático, a nao ser que eu estava super cansado depois de ter escalado um mes e perder 6 kg nas montanhas.

Depois em 2006 estive de carro pela 40, na Província de Catamarca indo para o Passo San Francisco escalar o Incahuasi e depois em La Rioja passando em Chilecito indo ao sul em direcao a Mendoza.

Passei por esta estrada em várias etapas de minha vida como andinista. Por aqui vivi grandes aventuras, passei por enormes roubadas, aprendi muito e cresci bastante, brincando como adulto com responsabilidade de criança.

:: Continue lendo esta história

Acampando ao lado da ruta 40 na Patagonia


Cruzando uma depressao árida na provincia de Catamarca em 2006


A ruta 40 ao lado do rio Limay na provincia de Neuquém próximo a Bariloche

Ps. Desculpem-me pelos erros de acentuacao, estou num teclado español!

:: Continue lendo esta história

Um comentário:

Ariovaldo disse...

Oi Pedro,
Acabo de falar com a Vivian
Agora vou acompanhar sua viagem por aqui tambem
beijos